Topo

Falha no Steam coloca milhões de usuários do Windows 10 em risco

Falha na Steam permite que serviços mal intencionados utilizem o sistema da loja virtual para roubo de dados - Reprodução
Falha na Steam permite que serviços mal intencionados utilizem o sistema da loja virtual para roubo de dados Imagem: Reprodução

De Tilt, em São Paulo

13/08/2019 12h51

Um pesquisador especializado em segurança virtual encontrou uma falha no Steam na versão utilizada no Windows 10 que permite que serviços mal-intencionados utilizem o sistema da loja virtual para roubo de dados e instalação de softwares indesejados.

De acordo com o site "Threat Post", o Steam possui atualmente mais de um bilhão de usuários registrados em todo mundo. Desse total, cerca de 90 milhões são usuários ativos.

Segundo Vasily Kravets, também conhecido como Felix, o erro foi reportado para a Valve, empresa responsável pela plataforma. Contudo, a companhia não reconheceu a existência do bug, então ele optou por divulgar a questão publicamente.

Ainda de acordo com o pesquisador, a falha ocorre por conta do sistema de privilégios do Windows. A Valve soltou uma atualização para o Steam dias após a divulgação do bug. Contudo, o problema ainda persiste, como mostrou um desenvolvedor independente chamado Matt Nelson.

De acordo com Nelson, a vulnerabilidade permite que um possível invasor desabilite o antivírus da máquina, esconda ou mude arquivos de um usuário ou roube dados particulares.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS

Chegou Tilt, o canal de tecnologia do UOL

UOL Tilt