Topo

Após onda de contas hackeadas, Instagram aumenta segurança; veja o que muda

Novidades no Instagram visam dar mais segurança a usuários - Getty Images
Novidades no Instagram visam dar mais segurança a usuários Imagem: Getty Images

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

28/08/2018 14h00

Após relatos de hackeamentos de contas em massa e problemas para usuários recuperarem os seus perfis, o Instagram resolveu aumentar a segurança de sua plataforma. O aplicativo anunciou nesta terça-feira (28) que implantará três novos recursos, em uma tentativa de amenizar os problemas recentes que sofreu com falhas de segurança.

Os três novos recursos servem a diferentes propósitos -- de evitar cair em contas falsas a facilitar o processo para virar um perfil verificado pela empresa.

"Sobre esta conta": não caia em perfis falsos

A primeira novidade é um recurso novo para perfis seguidos por um grande número de pessoas. A partir das próximas semanas, o usuário do app terá à disposição uma opção chamada "sobre essa conta", que ajudará a saber se uma página é verdadeira ou falsa.

Veja também: 

Isso deve servir para evitar ser enganado com contas do Instagram com grande número de seguidores -- o número é o que muitos tomam como base para dizer se confiam ou não em um perfil. O recurso "sobre essa conta" poderá ser selecionado dentro de um perfil com muitos seguidores, ao clicar nos três pontinhos que costumam ficar no topo do aplicativo.

Função "sobre esta conta" estará dentro dos "três pontinhos" em perfis - Divulgação - Divulgação
Função "sobre esta conta" estará dentro dos "três pontinhos" em perfis
Imagem: Divulgação

Serão mostradas informações como o país em que a conta está localizada, a data em que o perfil foi criado no Instagram, contas com seguidores compartilhados, todas as alterações de nome de usuários feitas pelo perfil no último ano e os anúncios da conta no momento.

Essa novidade do Instagram pode evitar futuros golpes como o que envolveu a Adidas na semana passada. Uma conta falsa começou a publicar que a empresa estava selecionando novos influenciadores e pedia compartilhamentos na rede social. Tudo não passava de uma mentira, claro.

A funcionalidade ?sobre essa conta? será testada em setembro, quando usuários com muitos seguidores poderão analisar as informações que estarão disponíveis sobre suas contas antes do recurso ser disponibilizado a todos os usuários.

Verificação facilitada

É só abrir configurações para pedir verificação de conta - Divulgação - Divulgação
É só abrir configurações para pedir verificação de conta
Imagem: Divulgação

O selo azul de verificação ao lado do nome poderá ser obtido de forma mais fácil daqui para frente. A marca, que é a confirmação de que um perfil é autêntico, poderá ser solicitada a partir de agora por meio de um formulário diretamente no aplicativo.

O formulário estará situado dentro de configurações ? basta clicar em ?solicitar verificação?. Você terá que fornecer o nome de usuário da conta, nome completo e uma cópia de identificação legal ou comercial. O Instagram analisará as informações enviadas e a relevância da conta, entre outros fatores, antes de emitir o selo no app.

Antes de cair em golpes de verificação de contas, já é bom ficar esperto: a resposta a seu pedido será feita por meio da aba notificações do próprio aplicativo. A rede social nunca solicitará pagamento ou entrará em contato confirmando a verificação.

Mais autenticação

Autenticação de contas poderá ser feita com app de terceiros - Divulgação - Divulgação
Autenticação de contas poderá ser feita com app de terceiros
Imagem: Divulgação

Após críticas recebidas por usuários que tentavam recuperar contas hackeadas, o Instagram resolveu aumentar a compatibilidade com outros aplicativos de autenticação de dois fatores. Para usar apps de autenticação de terceiros, você deve entrar em ?configurações?, depois ?autenticação em dois fatores? e selecionar ?aplicativo de autenticação? como sua forma preferencial.

Se você já tiver um app instalado, ele será detectado automaticamente. Caso contrário, você será encaminhado à App Store ou Google Play para baixar um autenticador e seguir com a configuração.