Mensagem no WhatsApp com camiseta de graça da seleção brasileira é golpe
A Copa do Mundo está logo aí e um novo golpe no WhatsApp tem usado o tema e animação dos torcedores para enganar usuários.
Prometendo camisetas oficiais da seleção brasileira da Nike, o texto que tem circulado pelo serviço de mensagens exibe um link que não tem nenhuma ligação com o site oficial da marca.
Veja também
- Até que enfim! WhatsApp testa recurso que esconde fotos no Android
- O que fazer quando aparece a mensagem "Este celular foi infectado"?
- Veja se você usa alguma das senhas mais populares (e inseguras) da internet
Ao abrir o endereço, surge uma página que induz os usuários a responderem perguntas para ganhar a nova camiseta da seleção brasileira.
Ao final, a mensagem ainda pede que os usuários compartilhem a falsa promoção com outros usuários do WhatsApp. Só que a camiseta nunca chega.
Até o momento, não temos informações de quantas pessoas foram atingidas pela fraude. Mas nos últimos dois dias, recebi mensagens parecidas de quatro grupos de WhatsApp diferentes. O que indica que o golpe pode se espalhar rapidamente.
Em uma das mensagens, aparecia o texto: "Patrocinadores da Seleção Brasileira comemoram 22 anos de apoio ao time e está dando grátis camisetas oficiais da copa do mundo por tempo limitado. Acabei de ganhar a minha".
A outra dizia: "Nike comemora 22 anos vestindo a Seleção Brasileira e está dando grátis camisetas oficiais da copa do mundo por tempo limitado. Acabei de ganhar a minha".
Observe que as frases têm erros de acentuação e concordância. Logo, são os primeiros indícios de que a mensagem pode ser falsa.
Golpes como o de agora podem ser usados para cadastrar o número dos celulares em serviços de SMS pagos. Com isso, o crédito de celular da vítima ou a conta de telefone podem ser impactados.
Segundo Camilo Gutierrez, chefe do laboratório da empresa de segurança online ESET da América Latina, o resultado pode ser diferente dependendo do dispositivo usado. Além do cadastro em serviços pagos, o golpe pode ainda instalar extensões no navegador e começar a roubar informações da vítima.
Para evitar problemas assim, desconfie sempre de mensagens que prometem coisas gratuitas e não clique nos links compartilhados por aí.
Antes de qualquer coisa, confira se o site oficial da empresa citada na mensagem fala sobre a possível promoção. Se não encontrar nada, provavelmente se trata de uma tentativa de fraude.
Utilizar antivírus e outras soluções de segurança também é fundamental.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.