Topo

Inteligência artificial redefine o humano, diz estudioso em "Blade Runner"

Cena de "Blade Runner" (1982), clássico do cinema baseado em conto de Philip K. Dick Imagem: Reprodução

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

30/01/2018 04h00

Você pode nunca ter ouvido falar do autor americano Philip K. Dick (1928-1982), mas certamente já se divertiu com alguma de suas ideias. Suas histórias inspiraram filmes como "Blade Runner" e "Minority Report" e séries como "The Man in the High Castle" e "Electric Dreams". Seu trabalho foi adaptado ao cinema e à TV mais do que qualquer outro autor de ficção científica, e um de seus maiores estudiosos acredita que suas histórias foram o pontapé para um debate sobre como robôs e inteligências artificiais nos obrigarão a redefinir o que significa ser humano.

Invenções assim são capazes de alterar radicalmente nossa realidade. É esse "papo-cabeça" que o físico espanhol Salvador Bayarri pretende trazer para São Paulo, durante a palestra que dará na quinta-feira (1º), na Campus Party 2018.

O físico, escritor e estudioso da obra de Philip K. Dick, o espanhol Salvador Bayarri Imagem: Divulgação

"Ele estava bem à frente de seu tempo. A maior parte da ficção nos anos 1950 e 1960 era sobre alienígenas e aventuras espaciais", conta ele, que estuda a obra de Dick há mais de 15 anos. "Suas ideias influenciaram o movimento cyberpunk e filmes populares como 'Matrix' e programas de TV como 'Westworld' e 'Black Mirror'".
 

VEJA TAMBÉM:

Veja também

"Minority Report" (2002), dirigido por Steven Spielberg e estrelado por Tom Cruise Imagem: Divulgação

UOL - Como Philip K. Dick inspirou a ciência atual?

SB - Há duas áreas em que a visão de Dick é relevante para a ciência. Primeiro, ele podia ver que androides e inteligência artificial nos obrigariam a redefinir o que significa ser humano. Sua resposta foi que a empatia é o ingrediente-chave, independentemente da base física ou biológica. Algoritmos superam as pessoas em jogos e resolvem problemas complexos, mas ainda estão longe de passar em um teste de empatia realista.

Uma IA (inteligência artificial) mais empática é essencial para aplicações como veículos autônomos ou sistemas de cuidados de saúde, em que a comunicação com as pessoas é importante e as decisões sobre vida e morte devem ser feitas.

A segunda área em que Dick deve ser uma inspiração é a consideração da realidade virtual como um conceito que deve abranger não só a tecnologia da informação, mas também a ciência social e cerebral. Na visão de Dick, a realidade é uma construção produzida como uma alucinação compartilhada, preenchida com memórias ou crenças verdadeiras ou falsas, crenças, sonhos e medos. Não se trata apenas de exibições montadas na cabeça, mas sobre como os dados e as interpretações que recebemos são filtrados e manipulados.

Cena de "Blade Runner 2049", continuação do clássico de 1982 Imagem: Divulgação

VEJA TAMBÉM:

UOL - O que acha dos recentes avanços em inteligência artificial e robótica? Precisamos de mais controle dos governos sobre isso?

SB - Acho que estamos atingindo um estágio crítico e é importante pensar sobre o uso dessas tecnologias. Do mesmo modo que proibimos armas biológicas e químicas e tentamos controlar arsenais nucleares, os esforços para proibir o uso ou "robôs assassinos" e outras armas autônomas são necessários antes que o uso desses aparelhos se espalhe para todos os tipos de mãos

As aplicações de inteligência artificial estão crescendo exponencialmente. Algoritmos agora aprendem com outros algoritmos e podem evoluir por si mesmos. Não é algo que podemos parar, porque precisamos destas tecnologias, mas é uma boa ideia pensar sobre o que pode dar errado e tentar evitar. 

A Comissão dos Assuntos Jurídicos do Parlamento Europeu apresentou um relatório sobre as regras de direito civil em robótica, inspirado nas Três Regras da Asimov. A importante discussão que devemos ter não é apenas sobre "robôs assassinos", mas também sobre como os empregos e decisões automáticos vão mudar a economia e como os impostos, as normas trabalhistas e todo o contrato social precisam se adaptar a essa transformação.

Série da Amazon "Electric Dreams" também se inspira em contos de Philip K. Dick Imagem: Divulgação

UOL - Acha que estamos perto de obter o mesmo nível de excelência dos replicantes do Blade Runner?

SB - Replicantes --"androides" era o termo original usado por Dick-- são seres biológicos aprimorados com memórias e sentimentos artificiais. Estamos longe de projetar e construir algo como eles, seja biológico ou mecânico. No entanto, como queremos prolongar nossas vidas e também precisamos nos adaptar à vida no espaço e às mudanças no ambiente da Terra, é provável que a raça humana evolua para subespécies híbridas combinando órgãos e componentes artificiais e reforçados.

UOL - Stephen Hawking e outros cientistas estão certos de ter medo dos futuros robôs?

SB - Penso que eles estão certos em se preocupar e empenhar as nações a pensar sobre isso. Como Stanislaw Lem e outros autores de ficção científica sugeriram, as IAs evoluirão mais rapidamente do que nós. Em algum momento, será difícil para nos comunicar e entender esses sistemas complexos. Precisamos ter cuidado, adicionando salvaguardas às IAs da mesma forma que adicionamos verificações de segurança e de emergência em usinas nucleares. Nossa melhor chance, como Dick pode dizer, é construir empatia nesses "seres", para torná-los tão humanos quanto somos, ou mais.

Série da Amazon "The Man in the High Castle", baseada em conto de Philip K. Dick, retrata como seria o mundo se o nazismo tivesse vencido Imagem: Reprodução

UOL - As previsões de Dick estão se tornando realidade?

SB - A ficção científica não tenta prever o futuro. É uma maneira de imaginar o que poderia acontecer e talvez nos ajude a aprender algo antes disso. Mas o futuro nunca se realiza como imaginamos. Hoje, vemos como nossa realidade pode ser moldada, pelas redes sociais ou por forças determinadas a influenciar nossas corações e mentes para seus interesses. Confirmar nossas crenças pela escolha das fontes "corretas" é um mecanismo de distorção tão poderoso quanto as drogas e "feixes de informação" que Dick usou em suas histórias.

Cena de "O Vingador do Futuro" (1990), estrelado por Arnold Schwarzenegger Imagem: Divulgação

UOL - Qual é a sua adaptação favorita das histórias de Dick para outra mídia?

SB - Crescendo nos anos oitenta, para mim, os originais "Blade Runner" e "O Vingador do Futuro" estabeleceram um padrão muito alto, não porque fossem completamente fieis, mas porque conseguiram tirar os elementos mais profundos da visão de Dick e aprimorá-los. Muitas vezes, a ação adicional e os efeitos especiais ocultam grande parte das ideias básicas, como em "Minority Report". Estou gostando muito da série de TV "Electric Dreams". É uma excelente adaptação de suas histórias curtas.

Saiba mais sobre o universo dos filmes "Blade Runner"

redetv

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Inteligência artificial redefine o humano, diz estudioso em "Blade Runner" - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Tilt