Cacau Show não vai te contratar: 1 milhão já caiu no golpe do WhatsApp
Mais de 1 milhão de brasileiros acessaram nas últimas 24 horas um golpe sobre uma suposta seleção de emprego da rede de lojas de chocolates Cacau Show, alerta o laboratório de segurança digital DFNDR Lab.
O objetivo da ameaça é induzir a vítima a dar espontaneamente suas informações pessoais e a disseminação rápida pelos contatos desta vítima.
VEJA TAMBÉM:
Ao clicar no link do truque, que chega pelo WhatsApp, é solicitado que a vítima preencha campos com informações pessoais como nome, e-mail, cidade em que reside, se é maior de 18 anos e a vaga para a qual gostaria de se candidatar.
Dentre as opções de cargos estão vendedor, auxiliar de limpeza, ajudantes de produção, embalador, auxiliar administrativo e jovem aprendiz. O golpe promete vagas na Cacau Show com salários de até R$ 1.502.
Após preenchimento, a vítima é levada para uma nova página que pede para o usuário compartilhar a história com cinco amigos ou cinco grupos no WhatsApp para que a empresa consiga preencher todas as vagas disponíveis.
VEJA TAMBÉM:
- Justiça derruba decisão de SP que limita carros de Uber
- Instagram Stories ganha GIFs para aumentar a zoeira
A página ainda alega que, após o compartilhamento, o usuário será redirecionado para o local em que poderá enviar seu currículo.
Para evitar cair neste truque, deve-se tomar a precaução básica: criar o hábito de checar a veracidade de qualquer informação que chega para você no WhatsApp antes de compartilhá-la com seus contatos. Além disso, alguns apps de segurança fazem esse trabalho de verificação de links por você, então instale um dessa categoria o quanto antes no seu celular.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.