App da Samsung ajuda usuário a analisar (e resolver) problemas no celular
Colaboração para o UOL, em São Paulo
09/11/2017 04h00
Possui um smartphone Samsung? Sabia que é possível ter uma assistência técnica na palma da mão? Exatamente!
A Samsung possui um aplicativo gratuito de assistência técnica que oferece um suporte para diversas dúvidas e problemas do aparelho.
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Para descobrir se tem alguma coisa errada, o usuário pode fazer uma série de testes no sistema, que incluem testar hardware, limpar memória/armazenamento, desinstalar apps não utilizados e otimizar configurações.
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Caso encontre algum problema, ele é direcionado a um suporte no Smart Tutor e um técnico o ajudará a resolver o erro. E se ainda sim for necessário, o usuário será orientado a procurar uma assistência autorizada.
Veja como funcionam as opções oferecidas pelo aplicativo:
1. Testar hardware
Aqui o usuário pode realizar testes rápidos no sistema do aparelho para detectar algum problema ou melhorar o seu desempenho.
Entre eles estão: wi-fi, alto-falante, teclas, entradas usb e de fone de ouvido.
2. Limpar memória/armazenamento
Nessa aba o usuário poderá verificar o armazenamento tanto da memória RAM quanto da memória interna.
Ao tocar em “Limpar Agora”, dados desnecessários, como cache, arquivos temporários, serão excluídos e aplicativos em segundo plano serão fechados.
3. Desinstalar aplicativos não atualizados
Aqui os aplicativos não usados por pelo menos 30 dias são expostos para uma possível desinstalação. O usuário tem a opção de selecionar e apagar todos de uma única vez ou um por um.
Ao apagar os aplicativos, é possível liberar mais espaço de armazenamento do smartphone para fotos e para os aplicativos mais usados.
4. Otimizar configurações
A opção é voltada principalmente para o consumo de bateria.
É possível otimizar o brilho e o tempo que a tela permanece ligada antes de repousar, além de desligar algumas opções como Bluetooth, roteador e sinal wi-fi.
Outros recursos
Além do diagnóstico, o usuário tem acesso a uma série de perguntas frequentes a fim de tentar encontrar uma resposta para o problema que está procurando.
Ao tocar na “?” no canto direito inferior, é possível entrar em contato com os especialistas ou enviar um comentário.
1. Suporte Remoto
Aqui o usuário permite um especialista controlar seu smartphone remotamente a fim de que o profissional encontre algum problema e possa corrigi-lo.
2. Chat ao vivo
Neste caso, o usuário conversa com um especialista explicando os problemas que está enfrentando ou ainda para tirar alguma dúvida. Para acessar essa sessão é preciso logar em sua conta Samsung ou criar uma, caso não tenha feito ainda.
3. Ligar para o serviço de atendimento ao cliente.
Aparecerão alguns números de telefone para que o usuário possa ligar e conversar com algum especialista.
4. Enviar comentário
Aqui é possível enviar um comentário. Seja para fazer perguntas, para enviar relatórios de erro ou ainda para encaminhar sugestões.
Ao selecionar o tipo de comentário que deseja fazer, serão abertas as categorias referentes. Selecione a desejada.
E lembre-se: é preciso estar logado com sua conta Samsung.
O aplicativo oferece também dicas e notícias para aproveitar os recursos de seu aparelho da melhor forma possível.
Alguns smartphones já vêm com o Samsung Members instalado. Caso o seu não possua, pode baixar tanto pela loja online Galaxy Apps quanto pela Play Store.