Topo

Facebook faz mal, mas WhatsApp pode fazer bem, dizem estudos

Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

29/05/2017 14h36

Você costuma se sentir triste usando o Facebook? Se a resposta for sim, saiba que existe uma explicação científica. Pelo menos é o que diz um estudo feito pelas Universidades de Yale e da Califórnia, nos Estados Unidos.

Depois de analisar as respostas e conversar com os voluntários, os pesquisadores concluíram que aqueles que usavam a rede social o tempo todo eram mais tristes e menos saudáveis, e que existe uma relação muito estreita entre o uso da rede social e um comprometimento da saúde social, física e psicológica.

De acordo com o estudo, a cada curtida ou atualização do próprio status, as chances de o usuário reportar problemas de saúde mental cresce de 5 a 8%.

Veja também

O levantamento ouviu 5.208 pessoas, durante dois anos, entre 2013 e 2015, e foi publicado pelo "American Journal of Epidemiology".

Já o WhatsApp...

Na outra ponta, o WhatsApp parece ser uma rede social que contribui positivamente para a vida dos usuários, principalmente se forem adolescentes, segundo uma pesquisa realizada pela faculdade de educação da Universidade de Haifa, em Israel.

De acordo com o pesquisador Arie Kizel, o WhatsApp ajuda os adolescentes a se comunicarem melhor e a se expressarem mais abertamente, o que contribui para a construção de relacionamentos mais próximos com as pessoas.

"As conversas em grupo são baseadas na confiança entre os membros do grupo, e isso aumenta a possibilidade de estar em contato", afirmou Kizel ao site israelense de notícias Nocamels.com, especializado em inovação.

A pesquisa acompanhou 16 jovens com idades entre 15 a 17 anos durante um período. A quantidade de participantes é pequena em comparação com o estudo sobre o Facebook, mas é possível termos uma amostra de como a nossa vida social nas redes sociais pode se desenvolver.

Um dos voluntários destacou que se sentia mais seguro e com mais chances de proximidade com os colegas.

"No WhatsApp, geralmente sinto que não estou sendo julgado, principalmente porque não há contato visual ou contato físico, apenas palavras e sinais. Então eu sinto mais intimidade e segurança. Eu me exponho mais, mas não é embaraçoso, talvez porque eu não vejo as reações físicas das pessoas ", explicou um dos participantes.

Chega de áudio! Dá para transformar voz em texto, sem digitar

UOL Notícias

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Facebook faz mal, mas WhatsApp pode fazer bem, dizem estudos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Tilt