Há uma maneira de você ajudar a impedir notícias falsas no Facebook
Com cada vez mais relevância, o Facebook se tornou um centro de discussões da humanidade – seja de amenidades ou de política. O problema é que, em meio a temas polêmicos recentes, muitas notícias falsas se espalharam rapidamente pela rede social. E você pode ajudar a impedir isso.
Nos Estados Unidos, o tema ganhou polêmica com a eleição de Donald Trump – muitos analistas apontam que notícias falsas no Facebook influenciaram no resultado. No Brasil, três das cinco notícias mais compartilhadas na rede social na semana da aceitação do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) pela Câmara eram falsas, segundo levantamento do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Acesso à Informação da USP.
Os dados mostram uma tendência das pessoas compartilharem mais o que se encaixa em suas convicções do que o que tem credibilidade. Criador do Facebook, Mark Zuckerberg já está ciente do problema e busca maneiras de barrar o desenfreado consumo de notícias inverídicas no site.
Abaixo, ensinamos como você pode denunciar conteúdos do tipo. Como exemplo, utilizamos uma notícia que foi considerada falsa para o momento em que foi compartilhada na rede social.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.