Topo

WhatsApp ganha nova tela para chamadas de voz; veja como ficou

Tela mostra novos botões do WhatsApp para rediscar e gravar mensagens de voz - Reprodução
Tela mostra novos botões do WhatsApp para rediscar e gravar mensagens de voz Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

21/07/2016 15h12

O WhatsApp disponibilizou uma versão beta para dispositivos Android que traz um novo visual para chamadas de voz via Wi-Fi e internet móvel. A versão 2.16.188 (que pode ser baixada no site do app) permite que o usuário possa realizar uma rediscagem ou deixar um "correio de voz" assim que a ligação para seu contato não é completada.

O UOL baixou e testou essa versão do app, que ainda não está disponível na Google Play. Acontece da seguinte forma: você realiza uma chamada de voz --recurso disponível desde o ano passado no WhatsApp-- e espera a ligação ser completada. Se a pessoa não atender, aparece uma nova tela com três botões (imagem ao lado).

O "cancelar" volta à tela inicial, o "retornar chamada" tenta fazer a ligação novamente, e a "Gravar mensagem de voz" nada mais é que enviar uma mensagem de áudio para a pessoa. Esta vai aparecer normalmente na linha do tempo de conversa entre você e seu contato.

Na prática a rediscagem não muda muito em relação ao que já temos: na aba "Chamadas", que mostra quem ligou para você e para quem você tentou ligar, também dá a opção de rediscar quando você clica em cada contato. E a gravação de mensagens de áudio também é um recurso antigo. O que mudou foi a melhor visualização dessas opções para quem não conseguiu completar a ligação.

Ainda não há uma previsão para a versão nova aparecer no Google Play, mas caso tenha interesse em ir experimentando, veja aqui como instalar apps que estão fora da loja do Android.