Topo

Novo Wi-Fi permite conexão entre dispositivos mesmo sem internet

Nova versão da rede tem alcance maior, pode suportar vários dispositivos e é preparada para ser multiplataforma Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

15/07/2015 15h14

A tecnologia Wi-Fi ganhou uma atualização lançada pela Wi-Fi Alliance --organização comercial sem fins lucrativos que inclui Apple, Microsoft, Intel e outras potências no meio da tecnologia-- após três meses de pesquisas.

O padrão de comunicação chamado de Aware permite que dispositivos geograficamente próximos --smartphones, tablets e diversos outros produtos eletrônicos-- troquem informações entre si sem a necessidade de internet. É algo similar ao Bluetooth e ao NFC, mas que funciona de maneira otimizada. Ou seja, as informações disponíveis são previamente estabelecidas de acordo com o perfil do usuário.

Veja também

O diferencial do dispositivo é a possibilidade de ele estar constantemente ciente de tudo nas proximidades, mas só escolhe para se conectar a fontes de informação relevantes.  O objetivo é fazer com que pessoas que estejam em uma região próxima possam se localizar e usar isso para compartilhar arquivos, descobrir novos serviços, disputar partidas de jogos multiplayer e muito mais.

O Wi-Fi Aware vai estudar o perfil do usuário a partir do histórico de acessos na rede para personalizar os serviços. Se você interage muito com a página de uma loja no Facebook, por exemplo, o dispositivo pode emitir alertas quando estiver próximo do estabelecimento físico dela. Além desse recurso, que poderá ser desabilitado nas configurações, há inúmeras outras aplicações possíveis, que dependem da criação de apps para o sistema.

Segundo Edgar Figueroa, presidente da WiFi Alliance, a eficiência do Aware é maior do que a do WiFi tradicional. Isto significa que a nova versão não teria problemas para funcionar em um ambiente lotado. A rede tem alcance maior, pode suportar vários dispositivos e o seu protocolo foi preparado para ser multiplataforma.

A expectativa, como aponta Figueroa, é que as redes sociais --tais como Facebook e LinkedIn-- lancem aplicações com Wi-Fi Aware antes do final do ano.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Novo Wi-Fi permite conexão entre dispositivos mesmo sem internet - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Tilt