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EUA é o país que mais pede dados pessoais de usuários, diz Twitter em relatório

Logo do Twitter na sede da empresa do microblog, em São Francisco (Califórnia) - Kimihiro Hoshino/AFP
Logo do Twitter na sede da empresa do microblog, em São Francisco (Califórnia) Imagem: Kimihiro Hoshino/AFP

Do UOL, em São Paulo

03/07/2012 10h28

O Twitter anunciou nesta terça-feira (2) o seu primeiro relatório de transparência, que exibe informações de requisição de remoção de conteúdo de governos e de órgãos de direitos autorais. No primeiro semestre de 2012, o país que mais pediu informações de usuários à rede social foram os Estados Unidos com 679 requisições.

Na sequência, vem o Japão (com 98) e Canadá e Reino Unido com 11 requisições cada um. O Brasil e outros países em que o Twitter atua somaram menos de dez requisições. De acordo com a rede social, eles não especificaram o número exato, pois seria fácil em processos rastrear os usuários que os governos queriam ter mais dados. Os pedidos de informação, na maioria das vezes, eram relacionados com pessoas envolvidas em crimes.

Ao todo foram 849 pedidos, que envolviam 1181 contas de usuários. Um pedido feito por um governo pode incluir muitos perfis.

Quando o Twitter recebe este tipo de pedido, a rede social diz informar às vítimas. Isso só não acontece quando há algum impedimento da lei do país.

“Nós recebemos mais pedidos de remoção de conteúdo do governo no 1º semestre de 2012 que no ano passado”, diz o post no blog do Twitter sobre os pedidos. A rede social informa ainda que atualizará o relatório duas vezes ao ano com este tipo de informação.

No mês de maio,  a rede social, em uma ação inédita, entrou com uma ação contra o governo para não identificar um manifestante do movimento Ocupe Wall Street.. No entanto, a decisão de um juiz fará com que a rede social forneça informações de postagens de Calvin Harris, que foi preso durante um protesto na ponte do Brooklyn, em Nova York.

Quanto à pirataria, o Twitter teve 3.378 requisições. Disso, 38% do conteúdo foi removido.  De acordo com a rede, todo usuário que foi notificado da solicitação de remoção de conteúdo também foi informado de como “apelar”, se ele achasse que o pedido era injusto.

O relatório do Twitter está disponível na central de ajuda da companhia e está disponível em inglês.