Topo

Rússia dá último adeus ao 1º homem a fazer caminhada espacial

15/10/2019 15h50

Moscou, 15 out (EFE).- O primeiro homem a caminhar no espaço, Alexei Leonov, foi sepultado nesta terça-feira no Cemitério Militar Federal de Mitischi, na região de Moscou, em cerimônia que contou com a presença de cosmonautas da Rússia e personalidades da vida política do país, além de representantes do programa espacial dos Estados Unidos.

Entre os presentes à cerimônia fúnebre estavam os cosmonautas Valentina Tereshkova e Boris Volinov e o astronauta americano Thomas Stafford, que participou junto com Leonov do acoplamento das naves Apolo e Soyuz em 1975.

"Lembraremos de Alexei para sempre, até o fim de nossos dias. Era um amigo realmente bom, atento, e custa aceitar que hoje nos despedimos dele", declarou Tereshkova, primeira mulher a viajar ao espaço, à agência de notícias russa "RIA Novosti".

A cosmonauta soviética afirmou que Leonov sofria de uma longa e penosa doença, "mas deixou uma marca de bondade sobre a Terra".

Stafford leu uma carta de despedida ao cosmonauta russo, a quem chamou de "colega e amigo".

Leonov, que morreu na última sexta-feira aos 85 anos, foi o 11º primeiro cosmonauta soviético e a primeira pessoa a realizar uma caminhada espacial, feito pelo qual recebeu o duplo título de Herói da União Soviética.

Em 18 de março de 1965, ele fez a primeira caminhada espacial ao deixar a nave soviética Vosjod-2 e ficar fora durante 12 minutos e nove segundos, ligado a ela por uma corrente de 5,35 metros.

Ao tomar conhecimento da morte de Leonov, o cosmonauta russo Oleg Kononeko o descreveu como um homem de "amplo espírito, capaz de escutar a todos, aconselhar e ajudar".

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, também lamentou a morte de Leonov e elogiou sua "personalidade forte, voluntariosa, heróica" e o definiu como "um verdadeiro pioneiro da cosmonáutica nacional e internacional". EFE