Topo

Onda de calor na América do Norte seria 'virtualmente impossível' sem mudanças climáticas, dizem especialistas

07/07/2021 20h36

Washington, 7 Jul 2021 (AFP) - A onda de calor que atingiu o oeste dos Estados Unidos e do Canadá no final de junho teria sido "virtualmente impossível" sem as mudanças climáticas provocada pelo homem, de acordo com um grupo de especialistas.

A organização The World Weather Attribution disse que o aquecimento do planeta causado pelos gases de efeito estufa tornou essa terrível onda de calor 15 vezes mais provável de ocorrer.

As áreas do noroeste de ambos os países quebraram recordes de temperatura em vários graus. Isso inclui um recorde canadense de 49,9 graus Celsius na cidade de Lyton, que foi depois em grande parte destruída por um incêndio.

"Não há absolutamente nenhuma dúvida de que a mudança climática desempenhou um papel fundamental", afirmou Friederike Otto, climatologista da Universidade de Oxford, em uma coletiva de imprensa ao discutir o estudo.

Os cientistas analisaram registros históricos e simulações de computador para comparar o clima de hoje com o do passado. A temperatura do planeta subiu quase 1,2 graus Celsius desde o final do século 19.

Durante o estudo, eles descobriram que as observações eram tão extremas que ficavam muito longe da faixa de temperatura registrada até então. Mas com o clima atual, o evento pode acontecer uma vez a cada mil anos.

Olhando para o futuro, se o planeta aquecer em dois graus Celsius, o que na taxa atual pode ocorrer já na década de 2040, ondas de calor como essas ocorrerão a cada cinco a dez anos e serão um grau Celsius mais quentes.

ia/st/gm/rsr/ic/am