Facebook lança centro de informações para eleições nos EUA
San Francisco, 13 Ago 2020 (AFP) - O Facebook lançou nesta quinta-feira (13) um centro de informações para as eleições presidenciais de novembro nos Estados Unidos, como parte da campanha para ajudar milhões de eleitores a se registrarem e contra-atacar a desinformação.
O centro de informações, acessado a partir do menu do Facebook e do Instagram, "servirá como uma janela única para fornecer às pessoas nos Estados Unidos as ferramentas e informações que precisam para fazer sua voz ser ouvida nas urnas", disse o gigante das redes sociais.
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A iniciativa é o mais recente esforço para evitar que a desinformação se reproduza na plataforma como ocorreu nas eleições de 2016 e pela qual foi criticada.
O Facebook afirmou que a ferramenta de informação ao eleitor também o ajudaria a navegar pelas mudanças nos procedimentos de votação que estão sendo introduzidas em vários estados devido à pandemia.
"Também é importante que ajudemos a proteger a integridade de nossas eleições", disse a empresa com sede em São Francisco.
Os usuários de Facebook e Instagram podem utilizar a ferramenta para verificar se estão registrados para votar e como fazer o registro caso não estejam.
A partir desta quinta-feira, o grupo adicionará "hashtags" às publicações relacionadas à votação em ambas as redes, depois de implementá-las no mês passado para os políticos, informou o grupo.
O lançamento inclui também uma função de alerta para que as autoridades eleitorais estaduais e locais possam comunicar aos eleitores informações atualizadas sobre as eleições.
"Isso se tornará cada vez mais crítico à medida em que nos aproximarmos das eleições, dadas as possíveis mudanças de última hora no processo de votação que podem afetar os eleitores", disse o Facebook.
Apenas as páginas de uma única autoridade governamental, e não páginas pessoais de funcionários, poderão usar esta função.
O lançamento ocorre em meio a preocupações sobre as campanhas destinadas a influenciar as eleições e a opinião pública de outros países.
O Facebook afirmou que o centro de informações é outra etapa em sua linha de defesa contra a interferência eleitoral. "Ao fornecer informação clara, precisa e confiável às pessoas, continuaremos reduzindo a capacidade das redes maliciosas de aproveitar a incerteza sobre a pandemia para interferir nas eleições", destacou.
- Google se une a iniciativa -Na mesma linha, o Google anunciou novas funções em seu mecanismo de busca para fornecer informações detalhadas sobre como se cadastrar e votar, direcionando os usuários às autoridades eleitorais locais.
Além disso, a plataforma do YouTube, que pertence ao Google, removerá conteúdo que considere manipular os usuários da Internet, incluindo "vídeos que mostram informações pirateadas sobre candidatos, compartilhados com a intenção de interferir nas eleições", informou a empresa em comunicado.
O YouTube também removerá vídeos que promovam tentativas de adulterar de eleições, por exemplo, incentivando os usuários a formar longas filas nas seções eleitorais para desencorajar os eleitores.
O Facebook e o Google anunciaram as medidas um dia após um grupo da indústria de telecomunicações, que inclui Google, Microsoft, Reddit, Pinterest e Twitter, se reunir com agências federais para aumentar a coordenação e evitar interferência em as eleições.
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