Topo

Recebeu o alerta sobre mudanças no WhatsApp? Veja perguntas e respostas

Justin Sullivan/Getty Images/AFP
Imagem: Justin Sullivan/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

25/08/2016 08h00

O WhatsApp começou a disparar nesta quinta-feira (25) uma notificação a todos os usuários sobre mudanças em sua política de privacidade, que passará a incluir o compartilhamento obrigatório de dados de sua conta --tais como número de telefone e tempo que passam no aplicativo-- com o Facebook.

Veja abaixo como o aplicativo de bate-papo responde as perguntas mais frequentes sobre o assunto:

  • O que está acontecendo?

    Pela primeira vez em quatro anos, estamos atualizando nossos termos de serviço e política e privacidade com a finalidade de inserir as melhorias feitas no WhatsApp e também para que as pessoas possam entender estes documentos com mais facilidade. Estamos comunicando também que, como parte da família de empresas do Facebook, nós começaremos a compartilhar alguns dados que irão nos permitir coordenar melhor e também implementar melhorias nas experiências entre os serviços nos próximos meses. Este é um procedimento padrão quando empresas são adquiridas, porém nós vamos além e iremos oferecer aos usuários existentes a opção de não permitir que o Facebook use seus dados do WhatsApp para melhorar suas experiências com anúncios e produtos no Facebook.

  • Como o WhatsApp irá notificar seus usuários sobre estas mudanças?

    A partir do dia 25 de agosto, as pessoas irão receber uma notificação dentro do aplicativo sobre os termos de serviço, política de privacidade e também atualizações importantes. Estas pessoas terão até 30 dias para decidir se gostariam de concordar e continuar utilizando o WhatsApp.

  • Qual informação será compartilhada com o Facebook?

    Ao passo que o WhatsApp continuará operando como um serviço independente do Facebook, planejamos começar a compartilhar alguns dados que irão nos ajudar a coordenar melhor e também implementar melhorias nas experiências entre os serviços nos próximos meses. Por exemplo, uma vez que o usuário aceite os termos de serviço e política de privacidade atualizados, iremos compartilhar alguns dados de sua conta com o Facebook, como por exemplo, número de telefone que as pessoas utilizaram para se registrar no WhatsApp, juntamente com o tempo que eles estão utilizando os nossos serviços.

  • Por que vocês estão compartilhando estes dados com o Facebook?

    Para que possamos coordenar melhor e também implementar melhorias nas experiências entre os serviços nos próximos meses. Por exemplo, conseguiremos combater certos tipos de abuso e spam no WhatsApp, e para as pessoas que utilizam o Facebook, iremos providenciar uma experiência mais personalizada. Listamos abaixo alguns exemplos importantes: permitir com que o WhatsApp e o Facebook sejam mais transparentes sobre suas métricas com o público, de maneira a evitar contagens duplicadas de indivíduos que possam ter se registrado no Facebook, Instagram e WhatsApp separadamente; além disso, os usuários do Facebook terão anúncios mais relevantes para eles.

  • Posso escolher não participar disto?

    Estamos atualizando nossos termos de serviço e política de privacidade para todos, porém, os usuários que já utilizavam o WhatsApp poderão controlar se querem ter seus dados compartilhados com o Facebook para melhorar suas experiências com anúncios e produtos no Facebook. Porém, independente de sua escolha, nós iremos compartilhar alguns dados com o Facebook (por exemplo, o número de telefone que as pessoas utilizam para se registrar no WhatsApp juntamente com informações do tipo quando e como estas pessoas utilizam nossos serviços) para que possamos entender as formas de utilização do serviço, sistemas de segurança e combate a abusos e spam entre serviços. Estas ações nos permitem coordenar melhor e desenvolver melhorias em nosso aplicativo.

  • O que está incluso quando dizem "dados da conta"?

    As pessoas não são obrigadas a fornecer muitas informações para utilizarem o WhatsApp; você precisa somente de um número de telefone para registrar uma nova conta. Os dados que o WhatsApp planeja compartilhar com o Facebook incluem o seu número de telefone e também a data e horário da última vez que você utilizou nossos serviços. No momento, não temos nenhum plano de compartilhar com o Facebook outros dados opcionais de conta que você venha a nos disponibilizar, por exemplo, seu nome e foto de perfil ou mensagem de status. Nós também não mantemos suas mensagens assim que elas são entregues, além disso, as mensagens são criptografadas de ponta-a-ponta por padrão nas últimas versões de nosso app.

  • Isto significa que os meus dados estarão públicos no Facebook?

    Não. Desde que formamos esta parceria com o Facebook, nosso objetivo tem sido proporcionar a mesma excelente experiência de uso do WhatsApp aos nossos usuários. Nenhuma destas informações que você compartilha no WhatsApp, desde as atualizações de status até mensagens, serão compartilhadas no Facebook para que outras pessoas possam ver. Sua conta do Facebook e do WhatsApp continuarão separadas.

  • O Instagram utilizará os dados do WhatsApp?

    Como em um família de empresas, aplicativos como o Instagram poderão utilizar informações do WhatsApp para ações do tipo sugestão de contas a serem seguidas e para manter spam fora da plataforma deles. Vale salientar que se você optar por não compartilhar os dados da sua conta do WhatsApp para melhorar suas experiências com anúncios e produtos no Facebook, nós respeitaremos a sua decisão em todos os aplicativos e serviços de nossa família.

  • Como funciona quando escolho não participar?

    Caso você seja um usuário existente, a partir do dia 25 de agosto você poderá escolher não compartilhar os dados da sua conta do WhatsApp para melhorar suas experiências com anúncios e produtos entre a família de aplicativos e serviços do Facebook. Se você escolher não compartilhar, significa que o Facebook não poderá oferecer-lhe sugestões de novas amizades ou melhorar a relevância dos anúncios baseado em seu número de telefone. Seu número de telefone não será adicionado em seu perfil do Facebook e suas mensagens do WhatsApp não serão compartilhadas no Facebook para que outros as vejam. A opção de não compartilhar está disponível quando convidamos você a ler os novos termos de serviço e política de privacidade. Ficará disponível em seu aplicativo também por 30 dias após ter aceito os novos termos de serviço e política de privacidade caso você mude de ideia.

  • Como que estas mudanças afetam a segurança do WhatsApp?

    Quando você e as pessoas com que você se comunica estiverem utilizando uma versão do aplicativo que tenha sido lançada após o dia 16 de abril de 2016, todas as mensagens que você enviar e as ligações que você fizer estarão seguras com criptografia de ponta-a-ponta por padrão. Isto significa que suas mensagens podem ser lidas somente pelas pessoas para as quais você as enviou. Nós entendemos que as pessoas compartilham informações pessoais através do WhatsApp e elas esperam que nós mantenhamos estas informações seguras, longe de olhos criminosos e outras pessoas mal-intencionadas. Quando sua mensagem é criptografada de ponta-a-ponta, isto significa que ninguém - incluindo o WhatsApp - poderá ver o conteúdo de suas mensagens, fotos e outros arquivos de mídia.

  • O Facebook tem planos de integrar o WhatsApp com o Facebook Messenger?

    Não, estes serviços continuarão sendo aplicativos separados como sempre foram. A missão do Facebook é dar as pessoas o poder de compartilhamento e fazer com que o mundo seja mais aberto e conectado. O Facebook Messenger e o WhatsApp ambos fazem parte desta missão.