Topo

Após um ano de pandemia, Free Fire e Rainbow Six batem recorde de audiência

Liga Brasileira de Free Fire: crescimento de 126% nas visualizações Imagem: Divulgação/Garena

Gabriel Oliveira

Colaboração para o Start

15/04/2021 04h00

A Liga Brasileira de Free Fire (LBFF) mal tinha iniciado sua primeira edição, no início de 2020, quando viu seus planos serem alterados pela pandemia de covid-19. Um ano depois, o evento encontrou um consolo: a audiência das partidas online mais que dobrou.

Esta é a segunda parte da série "Um ano de pandemia nos eSports". Confira a primeira, sobre o impacto em LoL e Valorant; e a terceira, sobre Counter-Strike

A transmissão da LBFF1, disputada por 12 equipes em um estúdio em São Paulo entre janeiro e março de 2020, atraiu 42,1 milhões de visualizações. Com o avanço do vírus, as finais ocorreram sem público, e a LBFF2, prevista para os meses seguintes, foi cancelada.

Já readaptada para uma estrutura 100% online, a LBFF3, entre agosto e novembro, mostrou a adesão do público ao novo formato: as transmissões chegaram a 60 milhões de visualizações. Na quarta edição, entre janeiro e março deste ano, um novo recorde: 95,5 milhões. Cerca de 126% a mais que a LBFF1.

O campeonato cresceu: em vez de 12 times, a LBFF já conta com 18 na Série A. Caso ocorresse presencialmente, seriam pelo menos 72 pessoas, fora equipe de produção e administração dos clubes.

Free Fire World Series iria acontecer no Brasil; agora será em Singapura Imagem: Divulgação/Garena

A crise sanitária também teve uma outra consequência dolorosa para os fãs. O Free Fire World Series de 2020, que aconteceria no Brasil, foi cancelado. O público torceu para que fosse apenas um adiamento para 2021, mas a Garena confirmou que o principal torneio internacional da modalidade agora acontecerá em Singapura, entre 22 e 29 de maio.

Haverá 22 equipes participantes, de 14 regiões. Considerando o atual status do Brasil como epicentro da pandemia, ainda não se sabe se as duas equipes brasileiras classificadas poderão entrar em Singapura. Em nota, a empresa declara que "irá garantir que todas as atividades estejam alinhadas com os protocolos de segurança e políticas de viagens em vigor".

Brasileirão de Rainbow Six também cresceu

Se o Free Fire World Series 2021 realmente acontecer, os fãs já podem se considerar privilegiados. Quem curte Rainbow Six teve que engolir quando a Ubisoft cancelou as finais da 11ª temporada da ESL Pro League, em São Paulo, no ano passado, e, depois, o Six Invitational em 2021.

A suspensão do Invitational ocorreu a poucos dias do início, porque a França, país-sede, fechou as fronteiras para pessoas de fora da União Europeia, como medida para tentar controlar uma nova onda de contaminação.

Brasileirão de Rainbow Six segue online, com recorde de audiência Imagem: Divulgação/Ubisoft

Por aqui, o Brasileirão de Rainbow Six de 2021 tem sido disputado online, com dez equipes. Assim como ocorreu com Free Fire, a audiência média também cresceu mais de 100% em relação ao pico de 2020.

Em 2020, a fase de classificação e as semifinais do torneio nacional ocorreram pela internet. Já a final aconteceu na Max Arena, em São Paulo, em novembro, sem público presente.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Após um ano de pandemia, Free Fire e Rainbow Six batem recorde de audiência - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


eSport