PUBLICIDADE

Topo

Curiosidades


Sem estresse: Journey e outros jogos perfeitos para relaxar

Journey se tornou um clássico no PS3 e ganhou versões para outras plataformas - Divulgação
Journey se tornou um clássico no PS3 e ganhou versões para outras plataformas
Imagem: Divulgação

Tiago Alcantara

Colaboração para o START

09/02/2020 04h00

Se você está está estressado de tanto decapitar demônios em Doom ou dizimar tartarugas com seus pulos em Super Mario, é hora de relaxar. Respire fundo e conheça alguns jogos tranquilos, perfeitos para quem precisa de um refresco depois de um dia pesado.

Separamos alguns títulos indicados para quem quer relaxar um pouco na frente do videogame ou está procurando uma experiência com menos desafio, mas ainda cheia de emoções.

Journey (PS3, PS4, iOS, PC)

Em Journey (Thatgamecompany), você controla um viajante em meio a um deserto, numa aventura cheia de descobertas. Além de visuais que chamaram a atenção no lançamento do game, em 2012, o game ainda permite que você encontre com outros jogadores na mesma experiência e se comunique com eles por meio de acordes musicais.

A ideia dos desenvolvedores é colocar os jogadores em uma experiência imersiva na qual eles formem laços tanto com a história quanto com os jogadores que vão encontrando ao longo do caminho. O game foi remasterizado para o PlayStation 4 e também está disponível para PC, além de smartphones. É aquela coisa: a recompensa maior não é chegar ao fim, mas viver as emoções da jornada.

GRIS (PS4, Xbox One, Switch, iOS, PC)

Uma curta, mas linda experiência. GRIS acompanha os passos de uma garota perdida que vai aos poucos recuperando as cores de seu mundo e reaprendendo sua própria voz. Apesar de não ser um dos jogos mais desafiadores —a maioria dos puzzles é facilmente resolvido— o título do Nomada Studio é encantador tanto em seus visuais quanto na trilha sonora.

Stardew Valley (PS4, Xbox One, Switch, Android, iOS, Vita, PC)

Cuidado! Disponível em praticamente todas as plataformas, Stardew Valley pode roubar sua vida. O simulador de fazendinha publicado pela Chucklefish pode parecer simples no começo, mas é tão completo e cheio de atividades que é comum se pegar jogando por horas e horas enquanto explora as possibilidades de plantio, relacionamentos e aventuras dessa nova cidade.

Você começa utilizando um regador simples para cuidar de sua pequena horta, e dezenas de horas depois já vai ter uma chácara mecanizada e cheia de animais, além de espadas para se aventurar nas cavernas à noite.

Monument Valley (Android e iOS)

Monument Valley foi lançado em 2014 e ganhou uma continuação em 2017 - Divulgação
Monument Valley foi lançado em 2014 e ganhou uma continuação em 2017
Imagem: Divulgação

Com quebra-cabeças bastante intuitivos e uma estética que remete a um universo de sonhos, Monument Valley é uma ótima opção para quem pretende relaxar com seu dispositivo mobile em mãos. Junte a isso os cenários e fases que parecem ter saído de uma pintura do holandês Maurits Cornelis Escher e temos uma experiência marcante.

Nunca ir de um ponto A a outro ponto B foi tão interessante. Ah, para quem já jogou o primeiro título, o game tem uma continuação que é igualmente recomendada.

ABZU (PS4, Xbox One, Switch, PC)

Desenvolvido por parte do time envolvido em Journey, ABZU leva o protagonista para uma viagem pelas profundezas do oceano. Aqui, a história é sobre a sensação de descoberta a cada nova área explorada do mar.

Além de encontrar ruínas e revelar tecnologias antigas, você vai descobrindo quais são as ameaças ao mundo submerso. O game reflete tanto sobre os danos feitos ao meio ambiente quanto o amor de seus criadores pela prática esportiva de mergulho.

Animal Crossing (Switch, 3DS, celular)

Quem curte a "pegada Stardew Valley" também pode conferir a franquia Animal Crossing, que conta com games para celulares e consoles portáteis da Nintendo. O próximo lançamento da série é Animal Crossing: New Horizons.

O exclusivo de Nintendo Switch dá ao jogador a missão de habitar uma ilha e ir criando, pouco a pouco, seu cantinho dos sonhos. O título chega no mês que vem, mas já anda deixando os fãs da franquia empolgados com as novidades, como o sistema de multiplayer. Agora, será possível jogar com até mesmo oito jogadores numa mesma ilha de maneira online ou local.

Ao que tudo indica, o game é perfeito para aquela jogatina despreocupada que tanto precisamos em dias estressantes.

No Man's Sky (PS4, Xbox One, PC)

Ok, a gente sabe o que você está pensando. No Man's Sky decepcionou muita gente no lançamento, apesar de ter recuperado parte do prestígio anos depois, com atualizações e correções. No entanto, levando em conta quem só quer explorar o espaço de forma despretensiosa, vale a pena considerar o Creative Mode do jogo.

Nessa versão, o jogador conta com vida e recursos ilimitados, além de retirar os custos e exigências das construções. Ou seja, é possível levar sua criatividade ao infinito e além. Para quem nunca deu uma chance para o game, vale a pena considerar essa odisseia no espaço.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

Curiosidades