Topo

Obra-prima, "Shadow of the Colossus" é clássico obrigatório no PS4

Imagem: Divulgação

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

08/02/2018 04h00

"Shadow of the Colossus" foi lançado há mais de doze anos, para PlayStation 2, mas resiste bravamente à passagem do tempo --e o remake para PS4 apenas realça a perfeição do jogo criado por Fumito Ueda, diretor que também fez "Ico" e "The Last Guardian".

O game é um daqueles casos raros que justificam a discussão de que jogos podem ser mais do que passatempos: a jornada de Wander e seu cavalo Agro pelo reino ocupado por 16 criaturas gigantescas é uma das experiências mais emocionantes que você pode ter atrás de um joystick.

Veja também

VEJA TAMBÉM:

O jogo desperta emoções que vão da admiração pelas paisagens fantásticas, o assombro ao se deparar pela primeira vez com um dos Colossi e a adrenalina das batalhas contra essas criaturas, além de, claro, uma sensação de perda quando você derruba e põe fim à vida dos gigantes.

A narrativa é simples e, bem por isso, envolve você na descoberta desse mundo e na luta contra os Colossi: logo no começo, Wander faz um pacto com uma misteriosa entidade para salvar a vida de sua amada. O herói deve abater 16 seres gigantescos e, assim, libertar a entidade do templo onde está aprisionada. 

A partir daí, você viaja pelo vasto mundo cheio de florestas, desertos e rochedos, sempre em busca do próximo colosso. É uma jornada silenciosa e sua única companhia é Agro, o cavalo. A contemplação é interrompida quando Warden encontra um dos gigantes e a batalha começa.

Cada colosso é único e é, de certa forma, uma fase do jogo em si: é preciso descobrir como subir na criatura, escalar até seus pontos fracos - marcados por runas que se iluminam na presença da espada do herói. 

Mais de uma década depois do lançamento original, as batalhas de "Shadow of the Colossus" continuam entre as experiências mais emocionantes dos games. Imagem: Divulgação

Recriando uma obra-prima

A Bluepoint Games, estúdio responsável por adaptações como a coletânea "Uncharted", "Metal Gear Solid HD Collection" e inclusive o próprio "Shadow of the Colossus" para PS3, fez com essa versão do clássico o melhor jogo de sua história.

Mais do que remasterizar o jogo já existente (coisa que já tinha feito no PS3), a Bluepoint refez "Shadow of the Colossus" do zero, preservando as mecânicas de jogo e o peso dos movimentos de Wander e Agro, mas construindo um mundo super detalhado e ao mesmo tempo fiel ao original.

"Shadow of the Colossus" tem legendas e menus em português. Imagem: Montagem/UOL

Entre as poucas mudanças está um bem-vindo sistema de controle modernizado, com botões configurados de maneira mais intuitiva do que o formato original. E não se preocupe: se você for um purista, pode optar por usar os controles antigos.

O modo de fotografia é um deleite à parte, que permite apreciar e capturar momentos do jogo, além de aplicar filtros (que podem ser usados mesmo com o jogo rodando). Praticamente qualquer foto de "Shadow of the Colossus" é uma arte digna de ser enquadrada e captura os sentimentos que o jogo transmite tão bem.

Jogar em uma TV com HDR realça a beleza dos cenários imaginados por Fumito Ueda na época do PS2. Se você tem um PS4 Pro, pode optar por apreciar o jogo na resolução 4 K ou melhorar a taxa de quadros de animação por segundo. Ao contrário de qualquer outro game, eu recomendo muito jogar "Shadow of the Colossus" em 4 K, mesmo sacrificando os sonhados 60 fps - o deslumbre visual vale o sacrifício, pode acreditar.  

Você pode aplicar filtros e mudar para o modo de fotografia com um toque no direcional digital Imagem: Reprodução

Clássico obrigatório

Para quem já jogou o game no passado (seja no PS2 ou na coletânea "ICO & Shadow of the Colossus" para PS3), a jornada é pontuada pela beleza do remake, e cada batalha é um exercício de puxar na memória como enfrentar a criatura da vez.

Para quem nunca jogou, é sempre uma surpresa lidar com feras enormes, dezenas de metros maiores do que você -- e acreditar que vai conseguir derrotá-las apenas com a espada ou o arco e flecha de Wander. A adrenalina sobe junto com a trilha sonora, perfeitamente sincronizada com as batalhas do game.

Seja você um veterano ou um aventureiro em sua primeira jornada, "Shadow of the Colossus" é uma experiência incrível e um clássico obrigatório na sua coleção.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Obra-prima, "Shadow of the Colossus" é clássico obrigatório no PS4 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Reviews