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"DiRT 4" mostra que games de corrida realistas não precisam ser chatos

Visual é um dos pontos altos do jogo e tanto carros quanto cenários são bem modelados e transpiram realismo Imagem: Reprodução

Rodrigo Lara

Do Gamehall

12/07/2017 09h52

Não é exagero nenhum considerar o rali como a categoria mais extrema do automobilismo. Afinal, trafegar por estradas com diferentes tipos pavimentos, com velocidades insanas e uma margem praticamente inexistente para erros exige, em doses semelhantes, habilidade e coragem. 

Game testado no PlayStation 4 Imagem: Montagem/UOL

Separado da ação "por uma tela", o jogador de "DiRT 4" precisará muito mais da parte "habilidade" para se dar bem no game. O lado interessante disso tudo é que apesar de ser um jogo de corrida muito menos permissivo do que opções "arcade" disponíveis no mercado, ele consegue um bom equilíbrio entre simulação e diversão, algo que não ocorre, por exemplo, com "Assetto Corsa" - apenas para citar um game mais voltado à simulação.

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Em resumo: "DiRT 4" não é chato.

Para novatos e experientes

Boa parte da afirmação acima vem do fato de que "DiRT 4" é um game acessível e não te obriga a ter uma habilidade extraterrestre para se dar bem.

Isso é cortesia da adoção de dois perfis distintos de pilotagem, ambos com nomes bem sugestivos: Gamer e Simulation. Mais do que simplesmente ativar ou desativar auxílios, como controles de tração e estabilidade, escolher entre uma dessas opções implica em mudanças mais profundas que incluem até mesmo a física do game.

Por exemplo: no modo Gamer, o carro para em distâncias menores e o jogador sente menos os efeitos do terreno, simplificando a pilotagem. É um modo indicado para quem vai jogar utilizando um controle, não um volante. Já o Simulation torna tudo mais complicado e exige uma precisão difícil - mas não impossível - de ser alcançada com um controle padrão.

Acessível, mas não fácil: "DiRT 4" coloca o jogador em situações complicadas, como corridas noturnas e com neblina; equilíbrio entre velocidade e cautela é receita básica para vitórias Imagem: Reprodução

Em ambos os casos, existem ainda opções para ajustes finos. É possível utilizar o modo Gamer, porém desativar controles de tração e estabilidade e utilizar câmbio manual. Ou então usar o Simulation, mas ativar esses auxílios.

O resultado disso tudo é que "DiRT 4" consegue melhorar em um ponto no qual "DiRT Rally", de 2015, já brilhava: ao escolher as opções mais adequadas às suas habilidades, é muito difícil que os jogadores não tenham uma experiência satisfatória - e, surpreendentemente, pouco frustrante para um game que aposta no realismo.

Neste ponto, fica faltando apenas uma mecânica de replay igual à vista, por exemplo, na série "F1" da própria Codemasters. Caso o jogador cometa um erro mais sério, há apenas duas opções: recomeçar uma corrida (o número de reinícios é contado e varia de acordo com a dificuldade) ou lidar com a barbeiragem.

Rumo ao topo

"DiRT 4" oferece algumas opções interessantes para os jogadores se divertirem. Há o trivial modo carreira, que se desenvolve na forma de eventos separados por disciplinas - "Rally", "Rallycross", "Land Rush" e "Historical Rally" - e, dentro de cada uma delas, dividido em categorias que reúnem tipos específicos de veículos.

O modo carreira possui campeonatos temáticos, divididos por categorias de competições e também por tipo de carros que podem ser usados Imagem: Reprodução

Nele é possível criar e disputar as provas com uma equipe própria. Isso também cria um aspecto de gerenciamento no game, já que o jogador precisa optar por contratar diferentes profissionais, como engenheiros e mecânicos, com habilidades distintas. Atuar com uma equipe própria, porém, rende mais dinheiro ao final das corridas, facilitando o acesso a carros novos e melhorias para os veículos que você já possui.

Além desse modo, outro bastante atrativo é o "Competitive", no qual o jogador disputa desafios diários, semanais e mensais disponíveis para a comunidade do jogo. Fora ele, também há modos multiplayer online mais convencionais e também o "Joyride", que reúne uma espécie de "playground automotivo" no melhor estilo das "Gymkhana" vistas em "DiRT 3".

Há uma ferramenta que gera pistas de forma aleatória, tomando por base apenas algumas escolhas feitas pelo jogador em relação a características gerais da pista Imagem: Reprodução

Quem quiser criar o próprio campeonato tem na ferramenta "Your Stage" uma grande aliada. Ela cria pistas aleatoriamente, levando em conta premissas básicas estipuladas pelo jogador, como o tipo de terreno, a distância e a complexidade das curvas. É uma forma de aumentar a longevidade do game. 

Quase perfeito

Em termos visuais e sonoros, "DiRT 4" mantém o nível das produções da Codemasters e isso é uma ótima notícia: tanto no PlayStation 4 e no Xbox One quanto (e principalmente) no PC, o game é belíssimo na parte visual e possui uma parte sonora extremamente competente.

O tropeço fica por conta da ausência completa de qualquer trabalho de localização. Não há uma palavra sequer em português neste game, nem mesmo nos menus. Isso implica que, caso o jogador não domine o inglês, ele poderá ter alguma dificuldade na hora de compreender instruções mais complexas do navegador, por exemplo.

De qualquer maneira, é um tropeço que não ofusca o brilho do game. Com um vasto conteúdo, pistas "infinitas" e uma comunidade ativa, é fácil dizer que "DiRT 4" é um sucessor à altura de "DiRT Rally" e tem lugar garantido no pódio dos games de corrida.

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