Topo

RPG de estratégia "Disgaea 5" encontra habitat ideal no Nintendo Switch

Imagem: Divulgação/NIS America

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

28/06/2017 17h18

Paraíso para malucos que gostam de ver números na casa dos bilhões voando para todos os lados da tela, "Disgaea" é uma série de RPGs de estratégia com mais de 10 anos de história, mas que só agora encontrou seu habitat ideal: o Nintendo Switch.

O game já tinha aparecido em plataformas de alta definição, nas quais o trabalho artesanal dos sprites 2D puderam brilhar; e também em sistemas portáteis, ideais para quem curte jogar uma ou duas batalhas rápidas sem grande compromisso... mas nunca em ambos de uma só vez.

Veja também

No Switch, porém, "Disgaea 5 Complete" oferece o melhor dos dois mundos.

Diferente das versões de DS ou Vita da série, o novo game não precisa fazer concessões em termos de gráficos para poder ser aproveitado em doses homeopáticas no modo portátil do Switch.

A fórmula de "Disgaea" brilha quando você consegue jogar no seu próprio ritmo Imagem: Divulgação/NIS America

"Disgaea 5" conta a história de um grupo de demônios que se une para enfrentar Void Dark, um vilão que está destruindo todas as dimensões do submundo com seu exército. Como já é costume na série, os protagonistas são extremamente caricatos e tentam injetar humor até mesmo nas situações mais tensas.

Mas "Disgaea" não é um RPG comum: a história é apenas uma introdução para as mecânicas do game. A parte mais carnuda da experiência começa após os créditos, quando o jogador ganha liberdade para explorar versões progressivamente mais difíceis das missões da campanha e mapas com batalhas geradas processualmente.

Imagem: Arte/UOL Jogos

Com dezenas de personagens à disposição e uma infinidade de combinações entre equipamentos, armas e habilidades, o game oferece centenas de horas de diversão para quem curte testar novas estratégias de batalha e maximizar o potencial de seus bonecos. Chegou no nível 9.999? Faça-o 'renascer' e treine-o novamente desde o começo para que ele ganhe bônus de atributos.

No Switch, "Disgaea 5" vem de fábrica com todo o conteúdo que foi vendido separadamente no PlayStation 4 - o que só serve para incrementar a vida útil do game. Dentre os extras, os principais destaques são estágios adicionais inspirados por jogos anteriores da franquia.

Como uma boa xícara de café, "Disgaea" é um gosto adquirido. À primeira vista, todas as opções de personalização de guerreiros e o profundo sistema de batalhas intimida. Mas quem curte o gênero e persevera além das primeiras horas dificilmente consegue largar o game. E o formato híbrido do Switch é o que mais proporciona chances para que essa relação se desenvolva.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

RPG de estratégia "Disgaea 5" encontra habitat ideal no Nintendo Switch - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Reviews