Topo

'Mank', da Netflix, mergulha em polêmica de roteirista de 'Cidadão Kane'

Gary Oldman como Herman J. Mankiewicz em "Mank", de David Fincher - Reprodução
Gary Oldman como Herman J. Mankiewicz em 'Mank', de David Fincher Imagem: Reprodução

Por Rollo Ross e Jill Serjeant

De Los Angeles

03/12/2020 10h09

O novo filme "Mank", que estreia na Netflix na sexta-feira, leva o público de volta à era de ouro de Hollywood, nos anos 1930, ao se debruçar sobre a filmagem de um dos tesouros mais celebrados da indústria cinematográfica.

Filmado em preto e branco, ele se concentra no roteirista Herman J. Mankiewicz enquanto ele trabalha em "Cidadão Kane", clássico de 1941 considerado por muitos como o maior filme de todos os tempos. Mankiewicz e o diretor Orson Welles brigaram para decidir quem receberia o crédito pelo roteiro.

"Mank" foi dirigido por David Fincher e se baseia em um roteiro escrito por seu pai, Jack, que morreu em 2003. Fincher disse que quis que o filme mostrasse o processo de filmagem e as personalidades exuberantes por trás dele.

"Este foi um parquinho de diversão realmente maravilhoso", disse Fincher em uma exibição online recente de "Mank". "Havia no centro dele um grande personagem, que pode versar encantadoramente sobre tudo que encontra. E ele foi um grande avatar para observar Hollywood no auge".

O verdadeiro "Mank", o roteirista Herman Mankiewicz - Corbis via Getty Images - Corbis via Getty Images
O verdadeiro "Mank", o roteirista Herman Mankiewicz
Imagem: Corbis via Getty Images

"Mank" conquistou muitos críticos de cinema, recebendo uma avaliação 89% positiva no site Rotten Tomatoes, que agrega resenhas de filmes.

Gary Oldman, que interpreta Mank, disse que atuou sem as próteses ou os objetos de cena que o ajudaram em outros papéis, e Amanda Seyfried, que vive a atriz Marion Davies, disse que os sets de filmagem de "Mank" eram "surreais".

Amanda Seyfried como Marion Davies em 'Mank', de David Fincher - Reprodução - Reprodução
Amanda Seyfried como Marion Davies em 'Mank', de David Fincher
Imagem: Reprodução