Topo

Brasileiro "Três Verões" é pré-selecionado em 7 categorias do Prêmio Platino

11/06/2021 16h12

Madri, 11 jun (EFE).- Com um total de sete indicações, o filme brasileiro "Três Verões", de Sandra Kogut, é um dos principais concorrentes ao VIII Prêmio Platino de Cinema Ibero-Americano, que divulgou nesta sexta-feira uma lista encabeçada pelo colombiano "El olvido que seremos", com 12 indicações, e na qual também se destacam o argentino "Las siamesas" (8), o espanhol "Las niñas" (6) e os mexicanos "El baile de los 41" e "Ya no estoy aquí" (5).

Os organizadores do prêmio, a entidade gestora EGEDA e a federação de produtores ibero-americanos FIPCA, anunciaram hoje a lista com os 20 pré-selecionados por categoria, entre um total de 141 produções, durante um evento realizado nos Teatros del Canal, em Madri, antes das nomeações finais.

A cerimônia de premiação acontecerá no próximo dia 3 de outubro, no IFEMA Palacio Municipal de Madri, para distinguir os melhores filmes e séries do ano nos 23 países ibero-americanos.

Entre as séries, o Brasil será representado pelas produções "Arcanjo Renegado" e "Bom dia, Verônica".

Outros destaques dessa seção são as espanholas "Antidisturbios", "La Casa de Papel", "Pátria" e "Vamos Juan"; as colombianas "Chichipatos" e "O Maior Assalto"; as argentinas "Quem matou María Marta?" e "Quebra tudo: A História do Rock na América Latina"; e as mexicanas "Alguém Tem que Morrer", "Control Z" e "Desejo Obscuro".

Elena Rivera, Erick Elías, Hovik Keuchkerian, Macarena Gómez, Pilar Palomero e Salvador Calvo foram os responsáveis pela apresentação das 20 nomeações por categoria da premiação em uma cerimônia apresentada por Ainhoa Arbizu na presença de várias autoridades madrilenhas.

Durante o evento, também foi apresentada a aliança entre a EGEDA, entidade gestora de direitos audiovisuais espanhola, e o Grupo Secuoya para a celebração da Iberseries Platino Industria, em Matadero Madrid, entre 27 de setembro e 1º de outubro de 2021.

Este encontro será dirigido a profissionais para analisar os desafios do setor, com uma área de mercado e classes magistrais, e também ao público, com estreias de filmes e séries que farão da Gran Vía de Madrid "o grande tapete vermelho do mundo", segundo disse Raúl Berdonés, presidente executivo do Secuoya.

Berdonés indicou que estarão presentes as principais plataformas, produtores e criadores internacionais e que o evento pretende ser uma referência mundial, aproveitando "o momento mais doce da história do audiovisual espanhol".