Topo

'Vizinhos descolados': conheça grupo Boynextdoor e suas músicas criativas

O grupo Boynextdoor em foto do comeback 'How?' Imagem: Twitter oficial @boynextdoor_koz

Camila Monteiro

Colaboração para Splash, em Pelotas (RS)

16/04/2024 12h00

Descolados, competentes e cheios de questionamentos em seus discos (todos possuem perguntas nos títulos), Boynextdoor, em pouco menos de um ano desde o seu début, imprimiu personalidade, malemolência e muito carisma na curta trajetória do grupo. O último lançamento foi "Earth, Wind & Fire".

O início: Zico, pandemia e HYBE

Para entender melhor a dinâmica do grupo, é preciso voltar ao momento em que Zico, rapper extremamente bem-sucedido na Coreia do Sul, criou sua própria empresa, a Koz.

Relacionadas

Com o caos causado pela covid, empresas fecharam, migraram e muitas foram vendidas. É aí que entra a gigante Hybe, que em 2020 comprou a Koz e começou o processo de reabertura de tudo —audições para um novo boygroup.

Em maio de 2023, apesar de esperarem um grupo cheio de rappers, Zico afirmou que preferiu misturar talentos e criar uma banda mais versátil. Boynextdoor finalmente debutou.

Quem faz parte do grupo?

Com seis integrantes bem versáteis, o grupo possui Jaehyun, como rapper principal e líder; Sungho, integrante mais velho e vocalista principal; Riwoo, vocalista e dançarino principal; Leehan como vocalista e visual; Taesan é rapper, vocalista e visual; e Woonkhak, vocalista e maknae (membro mais novo). Todos eles nasceram entre 2003 e 2006.

Por que o nome Boynextdoor?

Carinhosamente chamados de "vizinhos", a premissa do grupo é justamente essa: são os garotos que moram ao lado; acessíveis, de bem com a vida, gente como a gente. Por ter sido criado durante um período complicado de reclusão mundial, a ideia busca aproximar mais fãs e artistas em uma época marcada por distanciamentos. MV de outra música do grupo, "Serenade":

Fandom e lightstick

O nome do fandom do grupo é "Onedoor" e remete à porta que eles sempre usam em MVs e performances. Os fãs abrem portas para eles, para si, para o mundo. As possibilidades são infinitas.

E a criatividade da equipe da Koz é tanta que o lightstick do grupo possui uma casa dentro, consolidando a narrativa "vizinhos da casa ao lado". É ainda mais legal ver fãs customizando o objeto com pelúcias, fotos e tudo que for possível para criar suas próprias casas. É a junção da criatividade da equipe e do próprio fandom.

Discos lançados até agora

Com muitos questionamentos, afinal são adolescentes descobrindo o mundo pós-pandêmico, todos os discos lançados pelo grupo até agora fazem perguntas. O début se chama "Who" (Quem). Logo em seguida, ainda em 2023, eles lançaram o "Why" (Por quê?), uma combinação do primeiro disco com algumas músicas novas. Agora, o mais novo lançamento do grupo foi intitulado "How?" (Como?).

Comeback cheio de carisma

Uma das maiores surpresas do comeback atual do grupo é que a faixa-título de "How?", "Earth, Wind & Fire", é uma psicodelia do início ao fim. Repleta de informações, cores, motos, mudanças de cenário, transições insanas, gatos gigantescos e cheia de momentos interessantes onde os membros mostram ser ótimos vocalistas, rappers e principalmente dançarinos, a música é bastante fora da curva e um frescor no k-pop atual.

Por retratar assuntos próximos dos adolescentes, dúvidas, angústias e realidades cotidianas, eles conseguem tocar em assuntos universais para qualquer idade, tempo e espaço.

Com quase todas as músicas possuindo os mesmos produtores e letristas — incluso aí o próprio Zico e os próprios membros do grupo —, é possível perceber uma coesão ao escutar o disco do início ao fim. Faz sentido como obra e vale a pena ouvir na ordem e prestando atenção na letra (com ajuda de um site de traduções, claro).

Um destaque do disco é "l i f e i s c o o l", escrita por Jaehyun, Taesan e Woonhak em parceria com Kako e PopTime. Descolada, cheia de carisma, groovy, com um pé no jazz (o final!) e alegre, a música define bastante o grupo e a importância dele na cena atual do k-pop.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

'Vizinhos descolados': conheça grupo Boynextdoor e suas músicas criativas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade