Topo

Oruam veste a cara do pai, líder do CV preso, com a palavra liberdade

Colaboração para Splash, em São Paulo

24/03/2024 16h39Atualizada em 24/03/2024 17h32

Durante apresentação no Lollapalooza Brasil, neste domingo (24), o rapper Oruam usou uma camiseta branca com o rosto do pai, Marcinho VP, apontado como "líder máximo" do Comando Vermelho, preso desde 2006 por tráfico de drogas.

O que aconteceu

Oruam chamou a atenção pelo figurino que homenageou o pai. Ele usou uma camiseta branca, com o rosto de Marcinho VP estampado e a palavra "liberdade" escrita logo abaixo. O rapper se apresentou no palco Perry's by Johnnie Walker ao lado de TZ da Coronel.

Relacionadas

Marcinho VP foi preso em 2006 por envolvimento com o tráfico de drogas. Na época, Oruam, cujo nome de registro é Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, tinha 5 anos. O artista começou a fazer sucesso em 2021 e costuma fazer homenagens ao pai.

Em dezembro, Oruam compartilhou com os seguidores que tatuou o rosto do pai do lado esquerdo do peito. O músico, que tem todo lado esquerdo do peito tatuado, também tatuou o rosto de seu "tio" Elias Maluco — condenado pela morte do jornalista Tim Lopes e encontrado morto no presídio federal de Catanduvas (PR), em 2020— na barriga.

Apesar de defender o pai nas redes sociais, Oruam ressalta que não "tem nada a ver" com os crimes cometidos por seu genitor. Ainda, o rapper afirma que Marcinho VP "é o melhor pai do mundo" e que costuma visitá-lo na cadeia, no Paraná.

Vou visitar meu pai e ele fica todo bobo. Ele fala que os policiais lá falam de mim para ele, que fui para a casa do Neymar. Imagina para ele. Ele sofreu pra c*****, tá lá, pagando por tudo o que ele fez. Ninguém pode falar nada. É meu pai. Vagabundo fala vários bagulhos, querendo 'denegrir' minha imagem por causa dele. O bagulho que ele fez foi ele que fez, não tenho nada a ver com isso. Eu bombei não falando nada com meu pai, bombei com a minha música, sozinho.
-- Oruam em entrevista ao podcast PodPah

Splash não conseguiu contato com a assessoria de Oruam para pedir um posicionamento. O espaço segue aberto para manifestação.

Quem é Marcinho VP?

Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, está detido em um presídio de segurança máxima de Catanduvas (PR). Ele é apontado como líder máximo do Comando Vermelho e, mesmo preso, mantém influência dentro da organização criminosa que atua principalmente nas comunidades do Rio de Janeiro.

Preso há mais de duas décadas, VP mantém influência e poder na alta cúpula do Comando Vermelho. Em 2023, ele deu ordem para trocar a cúpula da organização criminosa nas ruas do Rio, conforme investigação da Polícia Civil obtida pelo UOL.

Marcinho VP estaria descontente com as decisões tomadas por outros traficantes do CV. A defesa dele alega que essas acusações são "levianas".

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Oruam veste a cara do pai, líder do CV preso, com a palavra liberdade - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade