Topo

Morte do irmão e doença da esposa: o que você não conhece de Chuck Norris

Chuck Norris em "Walker, Texas Ranger" - CBS Photo Archvie/Getty Images
Chuck Norris em 'Walker, Texas Ranger' Imagem: CBS Photo Archvie/Getty Images

De Splash, em São Paulo

23/07/2023 04h00

Uma das figuras mais duronas da cultura pop, Chuck Norris, aos 83 anos, mantém o título de imbatível que conquistou com seus filmes de ação. Apesar do que se pensa, sua vida pessoal não é tão inabalável quanto pode parecer para quem conhece sua fama de "homem que não chora" e duro na queda.

Alcoolismo do pai e infância difícil. Nascido Carlos Ray Norris, Chuck já descreveu sua infância com bastante tristeza. Sem ter porte atlético, tímido e um aluno medíocre na escola, Chuck tinha problemas em casa, pois seu pai, Ray, um mecânico, era alcoólatra e passava meses entregue à bebida. Por sentir vergonha do comportamento do pai, Chuck se tornou um garoto bastante introvertido.

Os efeitos da vida do pai continuaram a persistir, pois Ray foi convocado para a Segunda Guerra Mundial após o nascimento de um dos irmãos do ator. Depois de retornar do combate, o vício se intensificou, e deu origem a um ciclo de violência que Chuck descreveu em sua autobiografia.

Quando ele estava bêbado, coisas pequenas poderiam despertar sua ira. Se ele ouvisse água corrente enquanto estava de ressaca, ele explodia e fazia um discurso abusivo, cheio de ameaças e ofensas. Enquanto minha mãe tentava acalmá-lo, eu e Wieland [seu irmão do meio] nos escondíamos no banheiro.

Morte do irmão. As marcas deixadas pelos conflitos militares em Chuck foram além do pai. Wiedland, seu irmão do meio, foi convocado para a Guerra do Vietnã e declarado morto em 3 de junho de 1970, como uma casualidade do conflito. Todas essas marcas fizeram com que Chuck se declarasse contra o conflito.

Sou um desses caras muito patriotas. Mas refletindo, percebi que era uma guerra sobre ganhos monetários, não era sobre princípios... Era uma guerra que não poderia ser vencida. Precisamos ter cuidado com isso no futuro.
Chuck Norris, em sua biografia

Por tudo isso, Norris se tornou filantropo e ativista. Conhecido apoiador de projetos como a Make-A-Wish Foundation, ele lançou sua própria organização de caridade em 1992, para fornecer materiais de treinamento de artes marciais para alunos aprenderem disciplina e cuidarem da autoestima.

Praticamente aposentado do cinema, Chuck Norris dedica a vida a cuidar da esposa, Gena O'Kelley. Em 2017, o casal processou múltiplas companhias farmacêuticas após ela sofrer de problemas cognitivos e quase morreu ao ingerir contraste usado para exames de rotina. "Toda a minha vida está focada em deixá-la bem o máximo possível", disse o ator em entrevista ao CBS News. "Eu abri mão da minha carreira no cinema."