Topo

Rainha consorte ou apenas rainha? Entenda o papel de Camilla na coroação

Charles e Camilla serão coroados no próximo sábado, dia 6 de maio - Hugo Burnand/Instagram @theroyalfamily
Charles e Camilla serão coroados no próximo sábado, dia 6 de maio Imagem: Hugo Burnand/Instagram @theroyalfamily

De Splash, em São Paulo

04/05/2023 19h14

A Duquesa da Cornualha, Camilla, assumirá o papel de rainha consorte do Reino Unido com a morte da rainha Elizabeth 2ª e a coroação de Charles 3º como o novo rei e chefe de Estado do Reino Unido, neste sábado (6).

O que é rainha consorte?

O título de rainha consorte é dado à esposa do rei vigente. Embora Camilla detenha o título equivalente ao do marido, a palavra consorte costuma ser usada para mostrar que ela não tem a mesma soberania que o marido ou seus poderes políticos e militares.

"A rainha consorte é coroada com o rei, em uma cerimônia similar, porém mais simples". É assim que explica o site oficial da família real.

Rainha consorte ou só rainha? Segundo a imprensa inglesa, os convites oficiais para a coroação mencionam Camilla apenas como "rainha". A expectativa é de que ela seja tratada assim após a coroação, em um gesto simbólico.

O uso de "consorte", segundo a CNN, era uma forma de respeitar Elizabeth 2ª nos meses seguintes à sua morte. A maioria das rainhas consorte, historicamente, foram chamadas apenas de rainhas.

Camilla já auxilia Charles em seus deveres oficiais, e também está à frente de várias organizações de caridade e que trabalham por assistência pública.

Camilla apoia mais de 90 organizações com seu título de Duquesa da Cornualha, segundo um dos sites oficiais da família real. Entre os temas que prevalecem estão saúde, alfabetização, alimentação, causas animais, auxílio a pessoas em situação de vulnerabilidade, vítimas de estupro, abuso sexual e violência doméstica, além do empoderamento de mulheres e artes.

Histórico controverso e benção de Elizabeth

Camilla não agrada a todos. Nascida em 17 de julho de 1947, ela enfrenta resistência de parte da população devido ao histórico de seu relacionamento com Charles e à memória de Lady Di, ainda muito querida mesmo 25 anos após sua morte.

Casada com Charles desde 2005. O histórico controverso do novo rei e sua rainha é marcado por polêmicas e manchetes de jornal, aliadas à fama de antipático que o próprio Charles carrega.

Camilla recebeu a "aprovação pública" da rainha Elizabeth 2ª durante o jubileu de platina da monarca, ocorrido em fevereiro deste ano. Na ocasião, Elizabeth 2ª comemorava 70 anos de seu reinado com um anúncio especial. Ela anunciou:

Quando, na plenitude do tempo, meu filho Charles se tornar rei, sei que vocês darão a ele e à sua esposa Camilla o mesmo apoio que têm dado a mim; e é o meu sincero desejo que, quando a hora chegar, Camilla será conhecida como rainha consorte enquanto continua seu serviço leal. Elizabeth 2ª

Conheça mais sobre Camilla

Camilla e Andrew - Wood/Express/Hulton Archive/Getty Images - Wood/Express/Hulton Archive/Getty Images
Casamento de Camilla Shand e Andrew Parker-Bowles em 4 de julho de 1973
Imagem: Wood/Express/Hulton Archive/Getty Images

Camilla foi casada com Andrew Parker Bowles entre 1973 e 1995, e os dois tiveram dois filhos juntos. Com o tempo, o casamento dos Parker-Bowles começou a se tornar "aberto", quando os dois cometiam adultério e sabiam do que o outro fazia. Isso gerou uma onda de manchetes e notícias de tablóides.

Camilla e Charles já se conheciam desde 1971, e tiveram um relacionamento que durou até 1973. As fontes divergem quanto ao motivo de término, que aconteceu pouco depois de Charles precisar fazer uma viagem para se juntar à Marinha Real, naquele mesmo ano.

Alguns dizem que Charles e Camila se conheceram cedo demais. Outros dizem que outras forças familiares de Charles confabulavam para que ele se aproximasse de outras mulheres, sugerindo casamento.

Camilla não era considerada uma "noiva adequada" para um futuro rei. A maioria dos biógrafos concorda que a união entre os dois não teria sido aprovada pela família real.

No início dos anos 80, os rumores de que eles mantinham uma relação extraconjugal começaram a circular. Diana culpou o adultério como motivo de sua separação na biografia "Diana: Her True Story", de Andrew Morton, publicada em 1992.

Os aliados de Charles diziam que Diana tinha uma "obsessão paranóica" com a amizade entre Camilla e o Duque, que seria, supostamente, apenas uma relação amigável. No entanto, o próprio Charles admitiu ter vivido algo a mais com sua atual esposa na época.

Charles e camilla - Getty Images - Getty Images
Casamento de Charles e Camilla, em 2005
Imagem: Getty Images

O casamento de Charles e Camilla aconteceu em 9 de abril de 2005. A união, que contou com alta cobertura midiática, foi polêmica dos pontos de vista político e religioso, uma vez que a igreja anglicana não aceitava o casamento de pessoas divorciadas.

A cerimônia civil aconteceu no Windsor Guidhall, edifício da prefeitura de Windsor. A bênção foi dada na capela de São Jorge, no castelo de Windsor. A cerimônia contou com as presenças dos príncipes William e Harry, além dos filhos de Camilla, Tom e Laura.

Desabafo na mídia

Em uma entrevista reveladora concedida à revista Vogue britânica em junho deste ano, Camilla abriu o jogo sobre a forma como foi avaliada pelo público e pela imprensa nas últimas décadas.

Não é fácil. Eu fui escrutinada por tanto tempo que você simplesmente precisa encontrar uma maneira de viver com isso. Ninguém gosta de ser vigiada o tempo todo, criticada e... eu acho que no fim, eu meio que passo por cima disso e tento conviver com isso. Cada um tem que ter sua própria vida.

Rainha Elizabeth 2ª