Topo

Turnê de Tiago Iorc terá álbum composto com namorada e hit 'de Marquezine'

Colaboração para Splash

20/04/2023 07h27

Tiago Iorc vai voltar a fazer shows no Brasil, o que não acontece desde 2019. O músico de 37 anos se prepara para dar início a turnê de "Daramô", seu mais novo álbum de estúdio.

O disco conta com uma participação especial, mas não na voz. A namorada do cantor, a astróloga Duda Rodrigues, compôs o disco em parceria com Tiago Iorc.

"A gente compôs praticamente o álbum todo junto. Foi a primeira vez que exercitei de forma tão aberta o processo criativo, em um diálogo aberto, que traz muito do conceito dessas músicas: a vontade de compreender, de dialogar, de estar à disposição do outro", conta o cantor, em bate-papo com Zeca Camargo no Splash Entrevista.

Além das dez canções que compõem o novo EP, Tiago promete revisitar nos shows que estão por vir sucessos de seus cinco discos anteriores, como "Troco Likes" (2015) e "Reconstrução" (2018).

"O 'Daramô' é um símbolo de reencontro, da vontade do encontro. Para além das canções que estão nesse álbum - e que falam mais diretamente sobre essa busca -, a vontade é de proporcionar às pessoas se sentirem encontradas também nesse histórico dos outros álbuns", adianta o cantor.

Uma das canções que mais permite a ele essa experiência é "Amei Te Ver", hit de 2015, cujo clipe ficou marcado pela participação de Bruna Marquezine - e certamente estará no repertório das apresentações vindouras.

"'Amei Te Ver' é um clichê, né? Talvez um dos maiores clichês que já brotaram em mim. Amo essa música, tenho uma relação muito bonita com ela. Toda vez que eu a revisito, é com muita gratidão", festeja o cantor.

'Homens me param na rua'

Mesmo sumido dos palcos, Tiago Iorc causou frisson no ano passado com o lançamento do single "Masculinidade", cuja letra e clipe provocativos propunham uma reflexão sobre os rígidos padrões que permeiam o universo masculino tradicional.

A boa aceitação desse trabalho, aliás, foi uma grata surpresa para Tiago. "Uma coisa que tem acontecido com recorrência é homens me abordarem na rua falando dessa música. Só isso já é uma coisa difícil: homens te abordarem para falar de sentimento. Acho uma transformação genial!", festeja.

O mesmo aconteceu com mulheres, diz ele. "Recebi tantas mensagens lindas de mulheres, mães, namoradas... Talvez as mais bonitas eram as de mães falando: 'tive uma conversa muito importante com meu filho sobre esse assunto a partir da sua música'", gaba-se.

Feat com Ludmilla

Embora "Daramô" se conecte em vários aspectos à obra geral de Tiago Iorc, um aspecto marcante da discografia do cantor acabou ficando de fora desse novo álbum: os duetos com outros artistas. Segundo o cantor, existia a vontade de contar com esse elemento, mas isso não se viabilizou.

Tal ausência, inclusive, obrigou-o a descartar uma das faixas que originalmente comporiam o EP. "Era uma música que tinha o objetivo de ser um feat, mas esse feat não aconteceu. O tema chegou a ser gravado, mas percebi que ele tinha alguma coisa que precisa desse diálogo."

Felizmente, porém, Tiago Iorc terá a chance de resgatar essa melodia, agora como um single, no qual divide os vocais com ninguém menos que Ludmilla. "A música vai nascer agorinha, mês que vem. É uma das parcerias musicais mais linda que já fiz", derrete-se.