Topo

O que é macetar? Anitta e Hitmaker explicam significado da expressão

Anitta se veste de Maria Bonita para show em Recife - Reprodução / Instagram
Anitta se veste de Maria Bonita para show em Recife Imagem: Reprodução / Instagram

De Splash, em São Paulo

11/02/2023 04h00Atualizada em 11/02/2023 14h39

Nas últimas semanas, "Ai Papai", de Anitta e MC Danny, escalou a lista de músicas mais ouvidas do Spotify.

O refrão "Ai, papai/Macetei" já acumula dezenas de milhões de reproduções na plataforma de streaming — e a chegada do Carnaval deve inflar ainda mais esses números. A gíria usada pela "poderosa", porém, vem causando dúvidas em quem ouve a faixa.

Afinal, o que é "macetar"? Splash, Anitta e Hitmaker explicam!

Anitta usa a palavra em duas músicas de seu trabalho mais recente (nas faixas "Ai Papai" e "Macetar"). No entanto, disse a Splash que não sabe o que é "macetar" alguém.

Não faço a menor ideia. Sei que a palavra tá na moda, aí eu vou cantando. Anitta

Já que a cantora não soube explicar, procuramos a Hitmaker, que está por trás da composição e produção de "Ai Papai". Eles também são os responsáveis pelo lançamento "Me Maceta", de MC Mirella.

A Hitmaker é composta por mais de 20 colaboradores que atuam em diversas frentes na música, mas tem dois "rostos" principais: Wallace e Breder. Isso porque agora, além de ficar nos "bastidores" de grandes artistas, a Hitmaker também tem músicas autorais e apresenta seus próprios shows.

Os cariocas explicaram a Splash que, para eles, "macetar" tem a ver com macete, no sentido de "truque".

"Quando você joga um videogame ali, que você usa um macete, é como se você tivesse uma facilidade, soubesse algo diferente que as pessoas não sabem, né? Tem uma facilidade, tem uma dica, tem um segredinho diferente para poder fazer aquilo dali. Então, quando eu falo assim, 'ai papai, macetei', na minha concepção, é como se você tivesse um segredinho diferente para fazer aquilo ali, entendeu?", diz Wallace.

A dupla Hitmaker faz sucesso como compositores - Divulgação - Divulgação
A dupla Hitmaker faz sucesso como compositores
Imagem: Divulgação

"É, esse é o principal sentido, né? E a galera faz com que vire gíria, né? Eu já vi em pelada de futebol, galera gritando: 'ah, maceta eles'. Como se fosse 'acaba com eles', nesse sentido. Lógico que tem o sentido sensual também, que é o que tá viralizando mais", completa Breder.

Segundo o dicionário Michaelis, macetar é "golpear com maceta", um tipo de martelo. Ou seja, a gíria também pode fazer referência a uma relação sexual mais intensa, com força.

Parceria com artistas

A dupla da Hitmaker contou algumas curiosidades de como é o processo de composição com as artistas. Tanto "Ai Papai" como "Me Maceta" foram entregues "prontas" para as cantoras.

"No caso dessas duas músicas, a gente escreveu e apresentou pra elas, né? Já prontas. Elas já adoraram e toparam gravar. Mas tem outros projetos que, às vezes, a ideia vem do artista. Tem outros que a gente cria na hora a ideia. Tem outros que a gente pensa entre nós e a gente mostra pro artista. Existem várias formas de obter o resultado, né. Que é a arte", diz Wallace.

Com Anitta, eles já trabalharam de diversas formas: ela pode fazer uma "encomenda", mas também pode aceitar uma "oferta".

Às vezes ela chega com a ideia, fala assim: 'eu queria uma música falando assim e assim, traz um trecho'. Às vezes ela fala só o tema. Às vezes ela fala assim: 'cara, eu quero uma música, tá?'. [A gente diz:] 'Mas qual a ideia?'. 'Ah, sei lá, se virem e me mandem uma música'. Tem tudo, tudo acontece. Wallace, da Hitmaker

Inspiração na hora de compor

Além de "macetar", as músicas da Hitmaker abusam de outras expressões que estão na boca do povo: uma canção com Marina Sena fala em "match", expressão que se popularizou com o uso do Tinder. Outra, com Ana Castela, fala em "reverse", nome de uma das "trends" do TikTok.

Esse tipo de tendência é só uma das fontes de inspiração para as músicas que bombam entre os jovens.

A gente pega inspiração de qualquer lugar. Às vezes, de uma história de algum amigo, história nossa, ou de trend, ou de Twitter, de meme. Nossa, meme produz muito tema legal pra gente. Breder, da Hitmaker

"Ou então de alguma música antiga. 'Caraca, olha só essa música aqui, sobre o que ela tá falando. Vamos tentar fazer sobre esse mesmo tema aqui, mas com uma outra visão.' Tem muita música que começa pelo instrumental, não tem nenhuma letra ainda aí. A energia do instrumental vai te levando pra um lugar. [...] Tem várias formas de você pescar. Os temas, os assuntos e as gírias e as frases estão aqui, no ar. Você vai captando de acordo com a tua energia ali, que você sentou pra compor. E da tua galera também, se você tiver compondo junto a alguém", finaliza Breder.