Topo

Quem era o bailarino brasileiro formado no Bolshoi que morreu aos 31 anos?

Jovem nasceu em 1991, em Joinville (SC) - Reprodução/@barbara.fernandesmartins
Jovem nasceu em 1991, em Joinville (SC) Imagem: Reprodução/@barbara.fernandesmartins

De Splash, em São Paulo

01/01/2023 04h00

O brasileiro Denis Vieira, bailarino formado pelo Teatro Bolshoi que morreu na quinta-feira (29), aos 31 anos, dividia a paixão pelos palcos com o prazer em cozinhar.

O artista é descrito pela mãe, Bárbara Fernandes Martins, como alguém que "amava comer o tempo todo", muito vaidoso e que sonhava desde a infância com uma vida de melhores oportunidades.

"O Denis sempre dizia: 'Um dia eu serei famoso, reconhecido pelo meu esforço. Depois, vieram as viagens e as apresentações. Ele era feliz. Nós éramos uma família humilde, não tinha conforto e dinheiro, mas ele sempre sonhava em ter uma vida melhor", disse Bárbara, em conversa com Splash.

O jovem nasceu em 1991, em Joinville (SC). Ele integrou a Companhia Jovem Bolshoi Brasil e trabalhou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, de 2010 a 2014.

No palco carioca, o artista foi o primeiro bailarino em espetáculos como "Romeu e Julieta", "Onegin", "Coppelia", "O Quebra-Nozes" e "A Criação".

"Sempre tive essa vontade, essa paixão louca de dançar, pelo o que lembra minha mãe. Eu preciso dançar para me sentir bem em todos os aspectos. Sentir-me realizado", disse o dançarino, em trecho publicado pelo Theatro do Rio.

Denis se formou na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em 2008. O ex-aluno é descrito pela instituição como alguém que tinha o dom para a dança.

"A Escola Bolshoi lamenta o falecimento desse artista joinvilense que fez história nos palcos de Joinville e do mundo", publicou a escola, nas redes sociais.

Além disso, também teve passagens internacionais nas Óperas de Zurique, Berlim e Munique. Atualmente, o bailarino morava em Lárnaca, na costa sudeste da ilha de Chipre.

Morte

O bailarino teve a morte foi confirmada pela mãe em suas redes sociais.

Segundo ela escreveu, o dançarino caiu e bateu a cabeça. "Somente sabemos que foi uma tragédia, um tombo, e ele quebrou o crânio. Somente amanhã saberemos mais notícias. O laudo sai em 7 dias. Obrigado por tudo e a todos em busca de notícias. Uma tragédia!"

O enterro acontecerá em Joinville, entre terça e quarta-feira.

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, onde Vieira se formou em 2008, publicou uma nota de pesar no Instagram.

"Denis Vieira foi aluno da Escola Bolshoi, se formou em 2008, depois integrou a Cia. Jovem Bolshoi Brasil. Muito talentoso seguiu para o Theatro Municipal do Rio de Janeiro e depois ingressou em companhias da Europa em Berlim, Zurique e Munique. A Escola Bolshoi lamenta o falecimento desse artista joinvilense que fez história nos palcos de Joinville e do mundo."