Topo

Splash Explica

Tá em dúvida? Chega mais que a gente te explica!


Entenda polêmica que fez artistas desistirem de abrir show de Erykah Badu

Bala Desejo animou o público que começava a chegar no Rock in Rio - Júlio Guimarães/UOL
Bala Desejo animou o público que começava a chegar no Rock in Rio Imagem: Júlio Guimarães/UOL

Colaboração para Splash, no Rio de Janeiro

24/11/2022 16h44

A banda Bala Desejo, que recentemente ganhou o Grammy latino na categoria "Melhor Álbum Pop em Português", e a cantora Céu desistiram de abrir o show de Erykah Badu no festival Nômade, em São Paulo, em 22 de janeiro de 2023. A decisão dos artistas aconteceu após críticas contra o evento, que não contratou cantores negros para a apresentação de abertura da estadunidense.

Referência em r&b, soul e black music, Erykah foi confirmada ontem no festival do ano que vem, que ocorrerá no Memorial da América Latina. Além da artista dos Estados Unidos, artistas brasileiros também foram anunciados no line up do evento. Entre eles, Gilsons, Bala Desejo e a cantora Céu.

No entanto, o que acabou chamando atenção e repercutiu negativamente nas redes sociais foi a escolha em sua maioria de artistas brasileiros brancos para a participação no festival.

A cantora Xenia França também se manifestou sobre o line up do evento. "E surpreendendo um total de zero pessoas estava anunciado também o line up de abertura do show. Totalmente desconectado do momento presente, dado que essa artista é uma instituição da cultura preta mundial e a todo mundo sabe que ela dialoga com diversos artistas da música preta brasileira atual", começou ela.

No desabafo, a cantora afirmou sobre como a indústria realmente não está focada em querer mudar o cenário musical. "A real é que pouca gente está interessada genuinamente em mudar alguma coisa. Mesmo com alguns avanços. Existe pouca gente que de fato entenda e esteja alinhada com o renascimento das artes contemporâneas pretas do Brasil. (...) O que observo é um mercado viciado fazendo as mesmas escolhas de sempre: ignorar para não dizer apagar artistas negros do Brasil sobretudo mulheres", disse.

Diante disso, a banda vencedora do "Melhor Álbum Pop em Português" desistiu de se apresentar no evento e anunciou a decisão em um comunicado em suas redes sociais.

"Ontem fomos anunciados como uma das bandas de abertura do show de Erykah Badu em São Paulo. Aceitamos o convite antes de saber exatamente quais seriam os artistas do line up e a programação completa do festival. Como uma banda, buscamos sempre estar próximos do público, mas é preciso que o público esteja próximo também de toda uma cena pulsante que, muitas vezes, fica à margem desse olhar curatorial. Depois do ocorrido e em respeito ao público que de pronto se posicionou assertivamente, decidimos não participar mais desse evento", informou o grupo.

Em seguida, a banda escreveu que aguarda com a expectativa de que nomes de artistas negros sejam confirmados no line up do festival de música.

"Esperamos ser substituídos por muitos dos talentos da música preta brasileira, alguém que dialogue diretamente com o legado de Badu. Há muitos artistas com mais propriedade para ocupar esse lugar do que nós", disse a banda.

Além disso, Bala Desejo espera que outros festivais entendam a importância de escalar artistas que tragam a representatividade brasileira. A banda também pontuou que aguarda a manifestação dos responsáveis pelo festival.

"E que todos os festivais do Brasil se conscientizem da necessidade mais que urgente de construir line ups que contemplem as questões de representatividade e que respeitem a história e os contextos no qual cada manifestação artística se dá. Existem inúmeras opções de artistas brilhantes para compor as programações e não concordamos com a ausência deles. Esperamos que o festival se pronuncie e opere as mudanças mais do que necessárias", concluiu.

Já a cantora Céu publicou um story com uma postagem sobre o festival e escreveu: "Participação cancelada".

O festival Nômade também se manifestou sobre os cancelamentos dos artistas e destacou que agora está focado na reformulação do line up do evento.

"Ontem foi um dia de muita reflexão e troca de ideias com parceiros, amigos, e colegas, mas, principalmente, um dia de muita escuta! Estivemos atentes a todos os posicionamentos de vocês, que são quem faz a plataforma Mundo Nômade ser única. Pensando nisso, em comum acordo com nossos artistas parceiros, reformulamos o Nômade Apresenta Erykah Badu, que acontece dia 22 de janeiro de 2023, guardando a data dos artistas já anunciados, que já estiveram conosco em outras oportunidades, para um próximo momento nômade", começou o festival.

Os organizadores continuaram o comunicado e destacaram a felicidade em trazer a cantora estadunidense ao Brasil, além de analisar quais artistas irão compor a programação do evento e que será anunciada em breve.

"Nossa equipe está muito grata e honrada de trazer a icônica Erykah Badu para São Paulo no ano que vem, e esperamos receber vocês em um dia marcante de muita celebração e energia boa. Para esse dia, vamos trazer a potência de mulheres únicas e que admiramos da cena brasileira, que serão divulgadas muito em breve", destacou.

"Agradecemos imensamente o carinho do nosso público e estamos ansiosos pelos nossos próximos momentos juntos em dezembro deste ano, janeiro e maio do ano que vem. Estamos aqui sempre, como uma plataforma plural, diversa e que busca sempre expandir a cena musical. Nos vemos em breve", finalizou o festival.