Topo

Rainha Margrethe da Dinamarca se desculpa por retirar títulos de netos

Rainha Margrethe 2ª da Dinamarca diz que foi necessário a retirada dos títulos para os novos tempos da coroa - Dilvugação/Emil Helms/Ritzau Scanpix/Det Danske Kongehus
Rainha Margrethe 2ª da Dinamarca diz que foi necessário a retirada dos títulos para os novos tempos da coroa Imagem: Dilvugação/Emil Helms/Ritzau Scanpix/Det Danske Kongehus

Colaboração para Splash, no Rio de Janeiro

04/10/2022 11h35

A rainha Margrethe 2ª da Dinamarca pediu desculpas após retirar os títulos reais de príncipe e princesa dos netos e neta do seu filho mais novo. Dessa forma, a monarca liberou os descendentes das obrigações com a coroa, afirmando que era para "o próprio bem" dos herdeiros.

Em um comunicado divulgado nas redes sociais, Margrethe, prima da rainha Elizabeth 2ª, que morreu no dia 8 do mês passado, e agora única monarca em todo o mundo, afirmou que não levou em consideração o impacto da sua "difícil" decisão de retirar os títulos de seus netos.

Embora ela tenha se desculpado, a rainha insistiu que a escolha foi positiva para "proteger a monarquia do futuro". Isso porque o seu objetivo é diminuir a realeza, para trazer uma nova imagem da tradição real.

"Nos últimos dias, houve fortes reações à minha decisão sobre o uso futuro de títulos para os quatro filhos do príncipe Joachim. Isso obviamente me afeta. Minha decisão demorou muito para chegar. Com meus 50 anos no trono, é natural tanto olhar para trás quanto para frente. É meu dever e meu desejo como rainha garantir que a monarquia continue a se moldar de acordo com os tempos. Às vezes, é preciso tomar decisões difíceis e sempre será difícil encontrar o momento certo", disse ela.

No comunicado, ela continuou e disse: "Esta adaptação, que vejo como uma salvaguarda necessária para o futuro da monarquia, quero fazer no meu tempo. Tomei minha decisão como rainha, mãe e avó, mas como mãe e avó subestimei o quanto meu filho mais novo e sua família se sentem afetados".

"Ninguém deve ter dúvidas de que meus filhos, genros e netos são minha grande alegria e orgulho. Agora espero que nós, como família, possamos encontrar a paz para encontrar nosso caminho através desta situação", concluiu.

A medida, que entra em vigor a partir do dia 1º de janeiro de 2023, não foi bem recebida pelos familiares. Inicialmente, o plano seria retirá-los das obrigações reais apenas aos 25 anos, porém a resolução veio antes. Após a decisão da rainha, eles se manifestaram depois dos títulos terem sido destituídos.

Relação

A declaração de Margrethe foi divulgada após o príncipe Joachim, que terá os filhos destituídos dos títulos de príncipes e princesa, confessou que a relação com o irmão, o príncipe Frederik, é complicada. Além disso, ele afirmou que não tem notícias de sua mãe desde quando ela retirou as obrigações reais dos seus filhos.

Ele e a sua segunda esposa, Marie, disseram que a monarca não tentou falar com eles. "Posso dizer que meus filhos estão tristes. Meus filhos não sabem em que perna se apoiar. O que eles deveriam acreditar. Por que sua identidade deve ser removida? Por que eles devem ser punidos dessa maneira?'. 'Não quero me envolver em especulações e trapaças'", disse Joachim.

Joachim já havia criticado a decisão de sua mãe, destacando que ela "puniu" os seus filhos, além de afirmar que ele só soube da informação cinco dias antes da divulgação.

"Estou dizendo a verdade... Me deram cinco dias de antecedência... Me deram cinco dias de antecedência disso. Para dizer aos meus filhos que no Ano Novo a identidade deles será tirada deles", acrescentou o príncipe.

Marie, mãe dos dois filhos mais novos de Joachim, falou para a agência de notícias dinamarquesa B.T. que sua filha Athena virou vítima de bullying na escola após a decisão anunciada pela coroa.