Luxo, história e amiga famosa: quem é Maria Berklian, a 'Rainha do Brasil'?
A aposentada Maria Berklian, 84, é apresentada nas redes sociais como "prima de Dom Pedro I" e ficou conhecida como "a Rainha do Brasil" no TikTok, plataforma em que já soma 8,2 milhões de visualizações. A mulher vem fazendo sucesso e despertando inveja ao mostrar seus passeios por São Paulo e suas compras, nada básicas, em lojas de grife da capital paulista, de Chanel e Dolce Gabbana a Balenciaga.
O neto Eduardo Berklian, profissional de comércio exterior, diz que a ideia de criar conteúdos sobre a avó surgiu para distraí-la e para que ela tivesse motivação extra na vida, um entretenimento a mais. "Ela está adorando o carinho dos 'fãs'. Nada é forçado e ela ama passear", conta.
De origem armênia, ela conta detalhes de seu passado, desde a saudade que sente de Hebe Camargo, a quem chama de amiga, até o início da carreira, como costureira, depois feirante, até, ao lado do marido, criar uma rede de supermercados e atacadistas, vendida há mais de 30 anos, fato que a conferiu "conforto" pelo resto da vida. "Ela sempre amou viajar, ama compras, comer em restaurantes e ir a festas", afirma Berklian.
Segundo Eduardo, a repercussão não era esperada, mas os vídeos deram o que falar e foram parar nas mãos da cantora Anitta, que disse que Maria Berklian é a "Gkay velhinha". Já a apresentadora Adriane Galisteu comentou que a meta de vida é ser como a aposentada.
Muitas pessoas ficaram espantadas com o valor da bolsa comprada, que ultrapassa R$ 17 mil. Em outros conteúdos, ela chega a experimentar um anel de cerca de R$ 80 mil.
Quem cria e edita os conteúdos da senhora é sua melhor amiga, sem parentesco, Gabriela Paiva, 27, engenheira de produção. Ela é a principal companheira de shopping da aposentada.
Eduardo finaliza dizendo que a aposentada sempre foi uma mulher de personalidade muito forte. De acordo com ele, a avó participou de muitas ações caridosas ao longo da vida e luta desde sempre pelos direitos das mulheres. Viúva há 26 anos, nunca teve outros relacionamentos e sempre gostou de ajudar e arrecadar doações para quem precisa.
Nos comentários nas redes, há todo tipo de reação, da comparação de Maria Berklian com a advogada Deolane até "pedidos de adoção": "Quer ser minha vó? A gente ia arrasar juntas", escreveu uma seguidora.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso