Topo

Felipe Neto questiona racismo em 'Moby Dick': 'Realmente incomodado'

Felipe Neto questionou trechos racistas no livro "Moby Dick", escrito por Herman Melville Imagem: Reprodução / YouTube

Colaboração para Splash, em Maceió

01/08/2022 12h21

O influenciador digital Felipe Neto se mostrou incomodado com o racismo presente no livro "Moby Dick", considerado um clássico da literatura mundial, escrito por Herman Melville, publicado em 1851.

Por meio de seu perfil no Twitter, o famoso questionou o que fazer em casos como esse, quando se trata de um livro publicado no século 19. Na postagem, o youtuber quis saber a opinião de especialistas, sobre como eles "avaliam" e o que é "recomendado" fazer "em casos assim".

"Queria perguntar uma coisa para quem entende verdadeiramente de literatura. Vi parágrafos profundamente racistas em 'Moby Dick', continuei a leitura do livro de nariz torcido, estou realmente incomodado. O livro é de 1851. O que é recomendado em casos assim? Como vocês avaliam?", publicou.

Nos comentários da postagem de Felipe Neto, o escritor afrofuturista, finalista do prêmio Jabuti 2020, Ale Santos, apontou que as "histórias naturalmente se atualizam", mas para que haja mudança é preciso que seja feita "essa leitura crítica", acompanhada por uma discussão aberta do tema.

"Histórias naturalmente se atualizam, assim como as fábulas não representam mais o que eram no passado, mas para que elas mudem é necessário fazer essa leitura crítica e discutir abertamente", pontuou Santos.

Em seguida, uma seguidora respondeu o comentário de Ale Santos e ponderou que essa leitura crítica deve ser feita "por quem possui pensamento crítico", mas essa possibilidade esbarra em professores que defendem a leitura de "textos com trechos racistas em escolas".

O escritor apontou que esse é um "problema de professores tradicionalistas", pois "crianças não precisam ter contato com literatura depreciativa e racista". "Isso é uma âncora social e para o mercado literário que tem muitos novos autores de infanto-juvenil com qualidade", completou.

Considerado um clássico da literatura, "Moby Dick" é contado sob a ótica do marinheiro Ishmael, que narra a busca obsessiva de Ahab, capitão do navio baleeiro Pequod, por Moby Dick, o gigante cachalote branco.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Felipe Neto questiona racismo em 'Moby Dick': 'Realmente incomodado' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade