Topo

Christina Ricci conta que andava nua em set para evitar constrangimento

Christina Ricci para o "Actors on Actors" - Alexi Lubomirski/Variety
Christina Ricci para o 'Actors on Actors' Imagem: Alexi Lubomirski/Variety

De Splash, em São Paulo

18/06/2022 14h45

Em Hollywood desde os 10 anos, a atriz Christina Ricci, conhecida por ter interpretado Wandinha em "A Família Addams", disse que tem uma tática para normalizar a nudez em set de filmagens: andar nua o tempo todo.

Durante sua participação no programa "Actors on Actors", da revista Variety, a atriz conversou com Sydney Sweeney, de "Euphoria", e disse que ficava mais desconfortável com a nudez quando as pessoas ao redor — produtores, diretores e demais presentes nas filmagens — também ficavam desconfortáveis. Por isso, decidiu quebrar o gelo.

"Uma vez, eu precisei fazer um filme em que eu ficava nua basicamente o tempo todo", afirmou, falando possivelmente do longa "Entre o Céu e o Inferno" (2006), com Samuel L. Jackson e Justin Timberlake.

No drama musical, ela interpreta uma mulher viciada em sexo. "O que me deixava mais desconfortável era quando as outras pessoas ficavam desconfortáveis com a minha nudez. Então, eu fiz o que provavelmente não seria permitido hoje: eu só ficava nua. A minha ideia era que eles não fizessem eu me sentir estranha, como se eu tivesse que ficar com vergonha."

Ela conta que levava a nudez ao extremo e conversava com membros da equipe completamente sem roupa, de forma casual.

"Eu queria que todo mundo ao meu redor parasse de reagir, porque então eu também me esqueceria que eu estava nua. E funcionava. Foi uma das únicas vezes em que eu me senti confortável nua na frente das câmeras", refletiu.

Sobre a mudança na forma como a nudez é tratada hoje em produções audiovisuais, ela enxerga uma evolução.

"Com as conversas que temos hoje sobre intimidade e conforto, é a primeira vez que eu percebo que as coisas mudaram, e as mulheres agora podem dizer que não se sentem à vontade", ela diz, ao se recordar de um momento embaraçoso.

"Eu me lembro de estar em um filme e dizer que não estava confortável com alguma coisa, e eles ameaçaram me processar se eu não fizesse o combinado. Isso jamais aconteceria agora. Eu não fiz [aquilo] de qualquer forma, e eles não me processaram."