Topo

ANÁLISE

Versão filme de terror do clássico, 'Titanic 666' é naufrágio do bom senso

"Titanic 666" transforma história clássica em filme de terror - Reprodução
'Titanic 666' transforma história clássica em filme de terror Imagem: Reprodução

Fernanda Talarico

De Splash, em São Paulo

04/06/2022 04h00

Não é de hoje que filmes e séries se apropriam de histórias reais para desenvolver roteiros fantasiosos e fictícios. Foi o que aconteceu com "Titanic". Dirigido por James Cameron e lançado em 1997, o drama revive a tragédia do famoso navio, que afundou após colidir com um iceberg em 1912, a partir da história de Jack (Leonardo DiCaprio) e Rose (Kate Winslet).

Mais de duas décadas depois, o diretor Nick Lyon achou que seria uma boa ideia contar novamente essa narrativa, mas dessa vez, como um filme de terror. Assim surgiu "Titanic 666", lançado pela plataforma Tubi.

Por se tratar de um notório acidente, que aconteceu há mais de 100 anos, seria até mesmo possível que algo de bom surgisse, mas infelizmente não foi o caso. Aqui não há uma tentativa de analisar de maneira intelectualizada ou a partir da ideia de que filmes de terror não possam ser considerados cinema de verdade. Isso é bobagem. Toda e qualquer produção sim estar enquadrada como a sétima arte, mas é preciso fazer sentido dentro da sua própria lógica e ter qualidade em sua proposta. Exatamente onde "Titanic 666" falha miseravelmente.

O filme se inicia com cenas teoricamente acontecendo em 1912 — à época do naufrágio verdadeiro — e, quando a donzela em perigo consegue se salvar e não morrer afogada, a imagem do seu amado aparece de maneira fantasmagórica e a puxa para baixo. O que imaginamos então? Há uma espécie de maldição envolvendo aquela água. Zumbis tomam conta daquele lugar. Ou algo do gênero.

A história continua e o que o roteiro mostra é que a primeira cena não tem ligação alguma com o resto do longa. Nenhuma mesmo.

Em 2022, um navio chamado Titanic III fará a mesma rota que Titanic só para "honrar" aqueles que morreram, uma ideia péssima por si só. Além disso, serão vendidos artefatos que foram encontrados durante excursões em alto mar. A bisneta de uma das pessoas que morreu acredita que isso é um absurdo, entra escondida no navio e faz um ritual para trazer os espíritos dos mortos de volta para matar todos os presentes. É isso.

Com uma motivação fraca e um roteiro ruim, seria interessante termos efeitos especiais bons e sustos que valessem a pena. Mas nem isso é entregue. Os fantasmas são tão mal feitos que os filtros de Instagram são capazes de assustar mais. Eles são lentos, desfocados, genéricos e não assustariam nem mesmo uma criança pequena.

Para piorar, os personagens são desinteressantes, os diálogos são sem fundamento e não entregam nem mesmo uma cena engraçada ou memorável. A única frase digna de meme é dita por uma das funcionárias que controla o navio que diz: "Não consigo controlar os controles". E só. Mais nada.

Por incrível que pareça, há algo de positivo no filme, e são os atores. Eles se esforçam para tentar entregar o máximo de cada um, mas é impossível fazer isso quando simplesmente não há roteiro. Eles são os verdadeiros músicos do Titanic que ainda estão tocando enquanto o barco está afundando.

"Titanic 666" é o típico filme que não funciona em nenhuma esfera: não assusta, não diverte e nem entretém. Sua produção beira o inexplicável e afunda a boa vontade e paciência do espectador.