Topo

Como serviços de streaming medem a audiência? Splash Vê TV explica

Colaboração para Splash, em São Paulo

01/06/2022 04h00

As pesquisas de Ibope de programas de televisão são bem comuns, mas você já deve ter se perguntado como é medida a audiência também nos serviços de streaming, como YouTube e Netflix.

O Splash Vê TV explica que as plataformas de streaming têm uma medição da audiência como todos os servidores de internet por meio de serviços de monitoramento como o Google Analytics, que traz informações sobre o perfil de quem acessa o site, as páginas mais vistas e as cidades.

É uma previsão de números melhor até que a da televisão, mas não tem exatamente quem está vendo. Cristina Padiglione, colunista da Folha

Nos últimos meses, o Kantar Media, já conhecido por dados do ibope da televisão aberta, passou a medir também a audiência dos serviços de streaming.

De acordo com Padiglione, colunista da Folha, o processo funciona como o de uma pesquisa eleitoral em que há uma amostra de domicílios distribuídos em 15 regiões metropolitanas de maior interesse por parte dos anunciantes.

Em uma parte dessa amostra é instalado um segundo aparelho ao roteador, que envia para o Kantar os dados de audiência em diferentes telas da residência, como por exemplo se alguém está assistindo Netflix na TV da sala e HBO Max no quarto.

Como resultado da pesquisa, o Kantar Media revelou este mês que os 6 streamings mais consumidos pelos brasileiros no primeiro trimestre de 2022 foram YouTube, Netflix, Globoplay, Prime Vídeo, Twitch e Disney+.

'Splash Vê TV'

Apresentado por Marcelle Carvalho ao lado de Aline Ramos e Cristina Padiglione, o podcast "Splash Vê TV" vai ao ar às terças-feiras, 13h, no YouTube e demais plataformas de áudio.