Topo

Cannes: mulheres levam granadas de fumaça para protesto em tapete vermelho

Mulheres levam granadas para protesto contra violência doméstica no Festival de Cannes 2022 Imagem: Andreas Rentz/Getty Images

De Splash, em São Paulo

22/05/2022 12h41

Mais um protesto tomou conta de um tapete vermelho no Festival de Cannes.

Dois dias depois de uma mulher surgir nua para protestar contra a violência sofrida por mulheres na Ucrânia, um grupo subiu as escadarias para trazer à tona o número de mortes que resultam de violência doméstica.

Noo tapete vermelho para o lançamento do filme "Holy Spider", que está na competição pela Palma de Ouro, um grupo de mulheres, todas vestidas de preto, levou um banner com vários nomes, exibindo o cartaz nas escadarias.

As mulheres levaram ainda granadas de fumaça, para chamarem a atenção dos presentes. No banner estavam escritos nomes de várias mulheres. Segundo informa o Deadline, são mulheres mortas por homens na França em casos de violência doméstica.

Um vídeo publicado no Twitter mostra que homens da equipe de segurança começam a cercar as mulheres, mas evitam abordá-las fisicamente.

O filme "Holy Spider", cuja estreia foi escolhida para ser palco do protesto, é descrito como um suspense feminista.

Do diretor e roteirista iraniano-dinamarquês Ali Abbasi, o longa-metragem acompanha uma jornalista que viaja até a cidade de Meshed para investigar um assassino em série cujas vítimas são prostitutas.

À medida em que se aproxima dos crimes, a oportunidade de alcançá-lo torna-se mais difícil quando o assassino passa a ser visto por muitos como um herói. Baseado na história verídica de Saeed Hanaei, que se enxergava como um "missionário de Deus" e matou 16 mulheres entre 2000 e 2001.

Na sexta-feira, uma mulher invadiu o tapete vermelho para protestar contra a guerra na Ucrânia. Ela vestia somente uma calcinha e tinha o corpo pintado de vermelho e azul. Nos seios e na barriga, escreveu a frase "parem de nos estuprar".

On the Cannes red carpet for George Miller's new movie, the woman in front of me stripped off all her clothes (covered in body paint) and fell to her knees screaming in front of photographers. Cannes authorities rushed over, covered her in a coat, & blocked my camera from filming pic.twitter.com/JFdWlwVMEw

-- Kyle Buchanan (@kylebuchanan) May 20, 2022

Na ocasião, ela foi retirada do local por seguranças.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cannes: mulheres levam granadas de fumaça para protesto em tapete vermelho - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade