Topo

Bárbara Paz sobre ser não-binária: 'Importante que seja discutido'

Bárbara Paz disse se identificar com o masculino e com o feminino - Fábio Rocha/Globo
Bárbara Paz disse se identificar com o masculino e com o feminino Imagem: Fábio Rocha/Globo

Colaboração para Splash, em Maceió

23/02/2022 09h00

A atriz Bárbara Paz, de 47 anos, voltou a falar sobre ser uma pessoa não-binária, que não se percebe como pertencente a um único gênero, e defendeu a importância de que o tema seja discutido para ajudar outras pessoas.

Em entrevista ao Globo, a artista disse que se descobriu não-binária durante uma conversa casual com um amigo e, imediatamente, percebeu que isso a representava, por se identificar tanto com o universo masculino quanto com o feminino.

"Foi uma coisa muito espontânea. Um amigo me falou sobre o termo, que eu nem conhecia, e eu disse que me isso me representava. Eu me identifico com o masculino e o feminino. Isso pode ser visto até mesmo no meu jeito de se vestir. Sou muito bem resolvida neste sentido", declarou.

Segundo Bárbara Paz, após abordar o assunto de forma pública, ela passou a receber mensagens de adolescentes e mães querendo conversar sobre o tema, por isso a importância de "levantar esse debate".

"Depois que eu falei isso publicamente, recebi mensagens lindas de adolescentes querendo conversar, mães me agradecendo... Acho importante falar sobre a questão e levantar esse debate, porque muitas pessoas, principalmente mais novas, ainda não sabem bem o que são. Outras já sabem, mas têm medo de falar. É importante que seja discutido", completou.

Bárbara Paz falou publicamente sobre ser não-binária no ano passado. Após a repercussão do assunto na imprensa, a famosa criticou o "sensacionalismo", afirmou que "sempre" foi assim, uma pessoa "inquieta, curiosa com a vida", e defendeu a "liberdade de ser quem você é".