Topo

Peter Bogdanovich, diretor de 'A Última Sessão de Cinema', morre aos 82

Peter Bogdanovich - Wikimedia Commons
Peter Bogdanovich Imagem: Wikimedia Commons

De Splash, em São Paulo

06/01/2022 15h43Atualizada em 06/01/2022 16h58

Peter Bogdanovich, diretor de filmes como "A Última Sessão de Cinema" (1971), "Essa Pequena é uma Parada" (1972) e "Lua de Papel" (1973), morreu hoje aos 82 anos em sua casa em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Ao jornal The Hollywood Reporter, a filha do cineasta, Antonia Bogdanovich, afirmou que ele morreu de causas naturais.

Peter Bogdanovich começou a carreira como ator e, em 1968, fez sua estreia como diretor em "Na Mira da Morte". Seu segundo filme, "A Última Sessão de Cinema", lhe rendeu duas indicações ao Oscar: Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado.

Depois, dirigiu Barbra Streisand e Ryan O'Neal em "Essa Pequena é uma Parada". Voltou a trabalhar com O'Neal no ano seguinte, em "Lua de Papel", que também teve a presença de Tatum O'Neal, filha de Ryan que na época tinha 10 anos. Por esse papel, ela se tornou a pessoa mais jovem a vencer o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.

Nos anos 90, Bogdanovich começou a se aventurar no mundo da televisão — fez alguns filmes para a telinha naquela década e, em 2004, dirigiu um episódio de "The Sopranos". Na série, ele também voltou aos tempos de ator e interpretou Dr. Elliot Kupferberg.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Uma versão anterior deste texto afirmava, no quarto parágrafo, que Tatum O'Neal venceu o Oscar de Melhor Atriz Principal por "Lua de Papel". Na verdade, o prêmio foi de Melhor Atriz Coadjuvante - a informação já foi corrigida.