Topo

Rainha Elizabeth homenageia príncipe Philip em discurso de Natal

Rainha Elizabeth 2ª em seu discurso de Natal Imagem: Reprodução / Youtube

De Splash, em São Paulo

25/12/2021 11h46

Este é o primeiro Natal da rainha Elizabeth 2ª sem o príncipe Philip, que morreu em abril deste ano. Em seu discurso tradicional natalino, ela prestou uma homenagem ao "amado" marido com uma mensagem profunda e pessoal.

"Embora seja uma época de grande felicidade e alegria para muitos, o Natal pode ser difícil para aqueles que perderam entes queridos. Este ano, especialmente, entendo o porquê", disse a rainha.

Elizabeth ainda afirmou que Philip gostaria que a família aproveitasse a data especial.

A vida, é claro, consiste em separações finais, bem como em primeiros encontros - e por mais que eu e minha família sinta falta dele, sei que ele gostaria que curtíssemos o Natal. [...] E para mim e minha família, mesmo com uma risada familiar faltando este ano, haverá alegria no Natal, pois temos a chance de relembrar e ver novamente a maravilha da época festiva através dos olhos de nossos pequenos.

Embora o almoço anual pré-natalino para a família real tenha sido cancelado por causa do novo avanço da pandemia do coronavírus, a monarca ainda comemorou o feriado com alguns membros mais próximos — mas não no Palácio de Sandringham, como mandava a tradição.

Segundo o The Independent, o Palácio de Buckingham confirmou que Elizabeth passaria o Natal e o Ano Novo no Castelo de Windsor. O príncipe de Gales e Camila, a duquesa da Cornualha, fazem companhia à rainha.

De acordo com a tradição, o natal da família real em Sandringham envolvia uma uma partida de futebol festiva, um jantar formal na véspera do Natal, abertura dos presentes pela manhã, almoço de Natal e o discurso.

A saúde da rainha Elizabeth, no entanto, preocupa a monarquia britânica nos últimos meses. Em outubro, ela chegou a passar uma noite no hospital e depois ficou em repouso, cancelando diversos compromissos oficiais. A monarca, inclusive, foi orientada a "moderar" no consumo de bebida alcoólica.

No último mês, Elizabeth 2ª também cancelou participação em eventos por causa de uma torção nas costas e, desde então, foi aconselhada por médicos a continuar em repouso no Castelo de Windsor.

Príncipe Philip, o Duque de Edimburgo, morreu aos 99 anos em abril, no Castelo de Windsor. Ele deixou um legado como a figura mais desbocada da realeza britânica e, talvez, uma de suas mais rebeldes.

Príncipe Philip morre aos 99 anos; relembre o legado do Duque de Edimburgo

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Rainha Elizabeth homenageia príncipe Philip em discurso de Natal - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade