Topo

Paula Burlamaqui sobre relação com outra mulher: 'Foi uma coisa pontual'

Paula Burlamaqui posa de biquíni; atriz está em "Verdades Secretas 2" Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para Splash, em São Paulo

22/11/2021 10h34Atualizada em 22/11/2021 10h35

Paula Burlamaqui, que está no elenco de "Verdades Secretas 2", em exibição no Globoplay, falou abertamente sobre um curto romance que teve com uma mulher no passado. A atriz de 54 anos não se considera homossexual, mas assume que já houve um "lance" com uma pessoa que ela considera especial.

"Foi uma coisa pontual. Era uma pessoa muito especial, forte... Acho que estamos no mundo para sermos felizes, sabe? A gente é que complica tudo por pressões e rótulos. A gente não namorava, mas tivemos um lance, até porque ela tinha outra pessoa", comentou ela em entrevista para "O Globo", se recusando a revelar a identidade de seu antigo affair.

Paula foi questionada sobre sua experiência ao interpretar uma lésbica na novela "A Favorita" (Globo), em 2008, ao lado de Lilia Cabral, e afirmou que a experiência foi tranquila e comentou sobre sua sexualidade. "Não sou homossexual porque não tenho desejos. Se tivesse, iria em frente. Não tenho o menor problema com isso. Pena que não tivemos cena de beijo e de sexo. Foi tudo reprimido", explicou.

Ela também falou sobre sua personagem na trama de Walcyr Carrasco, onde se apaixona pelo mesmo homem que sua filha. "Não tenho filho, mas Deus me livre de passar por isso. É a pior situação que pode acontecer no planeta. Certa vez, me apaixonei pelo namorado de uma amiga. Era jovem e, na época, pensei: 'Não existe a menor possibilidade de fazer isso'. E olha que estava desesperada! Somos amigas até hoje", disse.

Idade e tempo

Casada com o ator Edu Reyes, Paula Burlamaqui refletiu sobre a insegurança a respeito da passagem do tempo — em entrevistas anteriores, ela lembrou que, quando completar 60 anos, seu marido fará 48.

"Sou muito vaidosa e já fui criticada em várias entrevistas por causa disso. Mas é o que sou. Acho complicado você ter um cara muito mais jovem, porque vai 'despelancar' toda muito antes dele. Vi isso acontecer na minha casa. Meus pais tinham 35 anos de casamento e, quando minha mãe ficou velha, meu pai a trocou por uma mulher 30 anos mais jovem. É óbvio que isso não é regra, mas sou muito ligada a estética. Então, trabalhei isso na terapia, porque a alternativa a envelhecer é morrer", frisou.

Questionada sobre a origem de suas preocupações a esse respeito, a atriz foi sincera: "Venho desse lugar, do concurso de beleza. Ganhei o 'Garota do Fantástico' quando tinha 20 anos, fui parar na Itália para fazer comercial com o Nelson Piquet. E aí me chamaram para fazer uma novela e a minha vida mudou muito rápido".

Mas eu não sou burra, né? Tenho uma percepção muito rápida das coisas e falei: 'Tenho que estudar para ir para outro lugar, se realmente quero isso da minha vida'. Tive esse pensamento e me cerquei de pessoas que puderam me orientar. Conheci a Paulinha (Lavigne) e o Caetano (Veloso), que foi uma mudança intelectual, o Luiz Carlos Lacerda, que virou meu vizinho. Não tive uma educação extraordinária em casa. Seria uma pessoa medíocre, se a vida não tivesse me colocado para estudar.

Paula comentou sobre a pressão para encarar o envelhecimento de modo positivo: "Uma vez, disse numa entrevista que envelhecer é uma merda, e usaram isso no título. Fui linchada no Instagram. Envelhecer intelectualmente é maravilhoso. Fisicamente, porém, é ruim. Temos muitos assuntos importantes para nos preocupar, e sei disso. Mas não vou mentir e dizer a que acho legal", destacou.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Paula Burlamaqui sobre relação com outra mulher: 'Foi uma coisa pontual' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade