Topo

Mãos roxas da rainha Elizabeth em foto preocupam súditos; saiba o que é

A rainha já teve problemas com oxigenação no sangue no passado, mas tom arroxeado pode ser apenas frio Imagem: Reprodução/Instagram

De Splash, em São Paulo

19/11/2021 12h34

Um detalhe de uma foto divulgada nesta semana no Instagram da família real britânica chamou a atenção dos súditos: o tom arroxeado das mãos da rainha Elizabeth 2ª.

Segundo um médico consultado pelo jornal Metro, as causas podem variar entre falta de oxigenação no sangue, hematomas ou mesmo frio.

"O sangue com um nível normal de oxigênio é um vermelho profundo, e significa que a pele terá um tom normal. No entanto, o sangue com pouca oxigenação fica mais azulado, o que dá um tom arroxeado à pele", explica Jay Verma, do Shakespeare Medical Centre.

O médico acrescenta que a falta de oxigenação no sangue é conhecida como cianose, e pode se desenvolver mais rápido se a pessoa tiver algum problema de saúde recente — no mês passado, a rainha passou uma noite no hospital e foi orientada a se afastar do trabalho por algumas semanas por questões de saúde.

Em 2019, a monarca passou por um problema parecido: foi fotografada com uma mancha roxa na mão esquerda, e também gerou preocupação nos súditos. A família real não explicou o fenômeno na época, e ainda não se pronunciou sobre a foto mais recente.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Mãos roxas da rainha Elizabeth em foto preocupam súditos; saiba o que é - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade