Topo

Kristen Stewart faz 31: 7 filmes para esquecer de vez a Bella de Crepúsculo

31 aninhos! Kristen Stewart faz aniversário, e já está na hora de esquecermos a Bella Imagem: Andreas Rentz/Getty Images

Caio Coletti

De Splash, em São Paulo

09/04/2021 04h00

Ela é o momento! Kristen Stewart, que nasceu em 9 de abril de 1990, completa 31 aninhos no dia de hoje, e podemos dizer com tranquilidade: ela está na melhor fase de sua carreira.

Só nos últimos anos, Kristen se mostrou um verdadeiro ícone LGBTQIA+, uma espécie de "it girl" improvável com o seu estilo ousado, e — mais importante — uma das atrizes mais carismáticas e versáteis de sua geração.

De fato, lembrar dela só pela Bella Swan de "Crepúsculo", e criticá-la por sua suposta atuação inexpressiva (em um papel que não ajudava!), é uma daquelas coisas que todo mundo deveria ter deixado lá nos anos 2010.

Mas, se você ainda está preso nessa, Splash indica abaixo sete filmes para esquecer de vez a Bella, e se animar para o lançamento de "Spencer", onde Kristen interpreta a princesa Diana (vem Oscar por aí?).

1. "O Silêncio de Melinda" (2002)

A fase infantil e pré-adolescente da carreira de Kristen normalmente é lembrada pelo ótimo "O Quarto do Pânico" (2002), mas também foi nessa época pré-"Crepúsculo" que ela fez a pérola "O Silêncio de Melinda", dirigida por Jessica Scharzer.

Este drama delicado e inteligente conta a história de uma jovem em idade colegial (Kristen) que retorna das férias comprometida com um voto de silêncio — decisão motivada por um trauma misterioso do passado.

É um papel difícil, mas também unicamente apropriado para Kristen, que mais tarde seria tipificada como "carrancuda" por sua personalidade tímida. No filme, ela explora essa persona com habilidade e deixa claro seu enorme potencial como atriz.

Onde ver: Indisponível em streaming no Brasil.

Curtiu esse? Assista também "Contra Corrente" (2004), drama sobre dois jovens que fogem do seu tio violento.

2. "The Runaways: Garotas do Rock" (2010)

Hoje em dia, viver uma lenda do rock no cinema é passagem certa para as premiações: vide Rami Malek em "Bohemian Rhapsody" e Taron Egerton em "Rocketman".

Lá em 2010, no entanto, quando a biografia musical não estava tão em alta, Kristen foi a icônica Joan Jett em "The Runaways", que fez crônica da carreira alucinante de um dos maiores grupos femininos de rock da história.

Na época, muito se falou sobre a ousadia de Dakota Fanning (ótima como Cherie Curie), que desconstruiu sua imagem de estrela infantil aqui, mas a Joan de Kristen é também uma revelação — ela encarna a profundidade emocional por trás da atitude rebelde da roqueira brilhantemente.

Onde ver: Claro Vídeo, NOW.

Curtiu esse? Tente também "Na Estrada" (2012), adaptação do clássico de Jack Kerouac dirigido pelo brasileiro Walter Salles.

3. "Para Sempre Alice" (2014)

Este filme aqui é o show de Julianne Moore, é claro — não à toa, a veterana atriz ganhou o seu tão aguardado Oscar ao interpretar a personagem título de "Para Sempre Alice", uma professora que sofre de Alzheimer precoce.

Mas uma grande performance não é nada sem as atuações certas para apoiá-la, né? No caso de "Para Sempre Alice", Moore é cercada por um elenco brutalmente competente, que faz do filme uma viagem emocional intensa pelas emoções de toda uma família "perdendo" a sua matriarca.

No papel da filha mais próxima de Alice, Kristen demonstra o mesmo tipo de sensibilidade preciosa que sempre foi sua maior arma. Aqui, no entanto, é possível ver como essa sensibilidade amadureceu — este é o primeiro grande filme de Kristen Stewart, atriz adulta.

Onde ver: HBO Go, Google Play, Claro Vídeo, iTunes.

Curtiu esse? Veja também "Marcados pela Guerra" (2014), onde Kristen vive uma guarda da prisão de Guantanamo.

4. "Certas Mulheres" (2016)

Este delicado e poético retrato da experiência feminina contemporânea, pelas mãos da elogiadíssima cineasta Kelly Reichardt, é dividido em várias histórias diferentes. Uma delas conta do relacionamento complicado entre uma jovem advogada (Kristen) e uma trabalhadora rural (Lily Gladstone).

Como a inteligente e determinada Beth, a nossa aniversariante do dia mostra que há todo um lado diferente dela que ainda precisa ser explorado: o da mulher sedutora e misteriosa, ainda que não da forma tradicional.

Este também foi, é claro, o primeiro de muitos papéis lésbicos de Kristen, que faz questão de trazer representatividade para as telas. Gostamos!

Onde ver: NOW, Claro Vídeo, Microsoft Store, iTunes.

Curtiu esse? Recomendamos também "Lizzie" (2018), inspirado em um assassinato real do final do século 19.

5. "Personal Shopper" (2016)

A parceria de Kristen com o diretor francês Olivier Assayas sempre rende. O primeiro encontro dos dois resultou em "Acima das Nuvens" (2014), drama ácido sobre a indústria do cinema que a transformou na primeira norte-americana a vencer o César, o Oscar francês, de melhor atriz coadjuvante.

Depois, foi a vez de "Personal Shopper", um filme curioso que mistura thriller sobrenatural, drama intimista e um quê de auto paródia. Na trama, Kristen é uma jovem que tenta fazer contato com o seu irmão, que morreu em Paris anos antes de ela se mudar para a cidade.

A performance concentrada de Kristen é a fundação para o filme provocar tanto tensão quanto envolvimento emocional no espectador. Este é talvez o primeiro filme que confiou nela o bastante para se ancorar completamente em seu talento — e a aposta funciona muito bem, obrigado.

Onde ver: Claro Vídeo, Google Play, Looke.

Curtiu esse? Assista justamente "Acima das Nuvens" (2014), colaboração anterior de Kristen com o diretor.

6. "Seberg Contra Todos" (2019)

Ah, o que poderia ter acontecido se a Amazon fizesse uma campanha de Oscar melhor... "Seberg Contra Todos" é a cara da Academia, começando pelo tema: trata-se da biografia de uma figura proeminente da era de ouro do cinema, a atriz Jean Seberg.

O recorte é ainda mais interessante, já que o filme se foca na época em que Seberg foi investigada pelo FBI por seu envolvimento político e romântico com o ativista Hakim Jamal, liderança importante no movimento por direitos civis dos negros nos EUA.

Política, cinema, histórias reais, uma jovem atriz afirmando o talento e amadurecimento que filmes anteriores já mostraram. "Seberg Contra Todos" tinha tudo para dar a Kristen a sua primeira indicação ao Oscar — faltou só a produtora investir mais na divulgação.

Onde ver: Telecine Play, Google Play, Claro Vídeo, iTunes, Looke.

Curtiu esse? "J.T. Leroy" (2018), outro filme inspirado em uma história real inacreditável, é uma boa pedida.

7. "As Panteras" (2019)

Este talvez seja o filme mais conhecido que incluímos na nossa lista, mas ainda achamos que a performance cômica de Kristen em "As Panteras" é subestimada: ela é, essencialmente, o coração do filme, construindo uma personagem carismática e estilosa que se infiltra fácil no coração do espectador.

Nesses grandes épicos de ação de Hollywood, difícil negar, carisma é mais importante que talento — ninguém espera uma atuação à la Meryl Streep no meio das explosões! Mas é justamente por isso que "As Panteras" é tão importante para Kristen.

Aqui, após anos "refugiada" em dramas independentes, ela voltou em grande estilo para a posição de estrela de Hollywood, e provou que merece um lugar em meio às divas glamorosas do cinemão americano. Recado dado, Kristen!

Onde ver: HBO Go, Google Play, Microsoft Store, iTunes, Looke.

Curtiu esse? Tente "Alguém Avisa?" (2020), comédia lésbica de Natal onde Kristen continuou mostrando seu timing cômico.

Feliz aniversário para esse cristalzinho!

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Kristen Stewart faz 31: 7 filmes para esquecer de vez a Bella de Crepúsculo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade