Topo

Americano diz que usou esqueleto do tio para construir guitarra

O americano conhecido como "Prince Midnight" afirma que criou uma guitarra com o esqueleto do tio, que morreu em um acidente de motocicleta - Reprodução/Instagram/@princemidnightx
O americano conhecido como 'Prince Midnight' afirma que criou uma guitarra com o esqueleto do tio, que morreu em um acidente de motocicleta Imagem: Reprodução/Instagram/@princemidnightx

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/02/2021 15h41

Um artista americano excêntrico, conhecido como "Prince Midnight", diz que criou uma guitarra com o esqueleto do tio dele, Filip, que morreu em um acidente de motocicleta. A invenção seria uma forma de homenageá-lo, já que o parente foi "quem apresentou o heavy metal ao músico".

"Ele [o tio Filip] me levou totalmente ao heavy metal quando eu era criança, porque ele era o irmão mais novo da minha mãe, então ele era mais próximo da minha idade e me colocou sob sua proteção", explicou Prince, em entrevista à Rádio CBC.

Segundo o músico, o instrumento musical incomum foi fabricado com restos de uma guitarra Fender Telecaster e com os ossos de Filip, que morreu em um acidente de motocicleta na Grécia, em 1996, aos 28 anos.

Depois do óbito, o conjunto de ossos foi doado a uma faculdade de medicina grega, segundo o Huffpost. Porém, Prince relata que depois de 20 anos, os restos foram devolvidos à mãe dele (e irmã de Filip), que não queria pagar uma taxa mensal para armazenar o esqueleto em um cemitério.

A cremação não era uma opção para a família, que é de religião ortodoxa grega. Então, Prince lidou com bastante burocracia, entrou em contato com a funerária responsável e com autoridades estaduais para transportar os restos do tio da Grécia até os Estados Unidos — mais precisamente até Tampa, na Flórida, onde ele vive.

Eventualmente, o músico disse que conseguiu fabricar a guitarra com o esqueleto. Ele detalha que dedilhar dentro da caixa torácica limita o alcance da palheta.

"Isso tende a criar um tipo de tom mais pesado quando você está dedilhando. Então, sim, [a guitarra] soa como ele [o tio], e eu acho que soa ótimo", disse Prince.

O sobrinho acredita que o instrumento traz a presença "literal" do morto. "Estou literalmente dando abraços no meu tio 'Fil' enquanto ele está figurativamente comigo, criando, você sabe, riffs de heavy metal", garantiu.