Topo

Kanye perde prazo por 14 segundos e não poderá ser votado em estado dos EUA

Rapper Kanye West durante encontro com presidente dos EUA, Donald Trump, na Casa Branca - Reprodução
Rapper Kanye West durante encontro com presidente dos EUA, Donald Trump, na Casa Branca Imagem: Reprodução

De Splash, em São Paulo

12/09/2020 22h43

O músico Kanye West, que tenta a sorte como candidato à Presidência dos Estados Unidos, perdeu o prazo para aparecer na cédula eleitoral de Wisconsin, estado norte-americano. O limite para enviar seus documentos e aparecer na cédula da eleição em novembro foi ultrapassado em 14 segundos e, após contestação de Kanye, um juiz decidiu que seu nome não vai aparecer na votação.

Ele enviou os documentos às 17 horas e 14 segundos do dia 4 de agosto. O magistrado John Zakowski decidiu a favor da Comissão Eleitoral de Wisconsin na noite de ontem, alegando que "o tribunal acredita que no momento em que um relógio de pêndulo toca cinco vezes é o momento em que são 17 horas".

"Qualquer horário depois disso é exatamente isso: depois das 17 horas", escreveu Zakowski, de acordo com o site TMZ. Ele ainda utilizou uma comparação com a meia-noite. "[Existe] uma diferença significativa entre 23h59m59s e um segundo depois da meia-noite. A passagem de um segundo após a meia-noite confere um dia inteiramente novo. "

West argumentou, no processo, que ele estaria dentro do prazo e que sua campanha tinha até 17h01 para enviar os documentos.

Segundo a Variety, o músico teve sua candidatura negada em vários estados por conta da falta de assinaturas nas petições de indicação e também pelo descumprimento dos prazos de entrega. Ele anunciou sua candidatura em julho e tem apoiado o presidente Donald Trump nos últimos anos.