Topo

10 das igrejas mais bonitas do mundo; tem França, Itália, Brasil e mais

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

30/11/2017 04h00

Ao redor do planeta, não faltam igrejas que, por sua imponência, arquitetura e localização, constituem atrações turísticas de primeira linha. Abaixo, veja dez templos cristãos que fascinam viajantes do mundo inteiro. E se a sua favorita não estiver aqui na lista, deixe nos comentários!

1. Santuário de las Lajas, Colômbia

Imagem: William Eduardo Quiroz/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en

Relacionadas

Localizado no departamento de Nariño, no sudoeste da https://viagem.uol.com.br/noticias/2017/11/16/pais-de-garcia-marquez-a-colombia-tem-mais-belezas-do-que-voce-imagina.htmColômbia (perto da fronteira com o Equador), o santuário de las Lajas é um dos templos cristãos mais impressionantes das Américas. Com estilo neogótico, o edifício foi construído sobre o cânion do rio Guáitara e, para chegar ao seu interior, o público deve cruzar uma linda ponte. A edificação lembra um castelo de conto de fadas e é um popular ponto de peregrinação na Colômbia, recebendo centenas de milhares de visitantes todos os anos. 

Leia também

2. Igreja da Trindade de Gergeti, Geórgia

Imagem: Adam Jones/www.flickr.com/photos/adam_jones/18389724529/

Poucos templos cristãos têm uma localização tão fantástica como a Igreja da Trindade de Gergeti, na região norte da Geórgia. Sua estrutura de pedra, que remonta ao século 14, está no topo de uma montanha e se encontra cercada pela cordilheira do Cáucaso, incluindo o imponente monte Kazbek, que pode ser visto desde a igreja. Trata-se de uma área muito popular entre turistas que gostam de fazer trilhas no meio da natureza. Os caminhantes chegam a demorar mais de três horas para vencer a subida até o templo. 

3. Duomo de Milão, Itália

Imagem: Marcel Vincenti/UOL

O Duomo é a catedral de Milão e o mais imponente monumento de toda a cidade, ocupando uma área total de 11.700 metros quadrados. Trata-se, talvez, do cartão-postal mais famoso da metrópole italiana, e com razão: sua construção foi iniciada em 1386 e sua arquitetura tem o chamado estilo "gótico centro-europeu", compondo uma imagem extremamente fotogênica. Seu terraço (na foto, aonde se chega superando 165 degraus - ou pagando um pouco mais para pegar um elevador) sustenta mais de 3.100 estátuas sacras (entra elas uma Madonnina dourada, a padroeira de Milão) e oferece uma ampla visão da cidade. 

4. Bet Giyorgis, Etiópia

Imagem: Marcel Vincenti/UOL

Importante centro do cristianismo ortodoxo no mundo, a Etiópia abriga um destino que costuma encantar quem gosta de admirar lindas edificações religiosas: trata-se da cidade de Lalibela, que abriga uma série de igrejas esculpidas a partir das montanhas locais. A mais impressionante delas é a igreja Bet Giyorgis (na foto), cuja estrutura monolítica, com 15 metros de altura, foi esculpida a partir de um único bloco de rocha vulcânica. O edifício fica dentro de um buraco retangular, com apenas seu topo cruciforme aparecendo na superfície do terreno que o cerca. Uma visão surreal, que gera grandes fotografias. 

5. Sagrada Família, Espanha

Imagem: Getty Images

A Sagrada Família é uma basílica da cidade espanhola de Barcelona que começou a ser erguida no século 19 e que ainda se encontra em obras. Mesmo assim, sua arquitetura grandiosa, que leva a assinatura do genial artista Antoni Gaudí, é uma das imagens mais icônicas da capital catalã, atraindo muitos dos turistas que visitam a cidade. Seu interior, recheado de colunas monumentais e com as linhas instigantes típicas de Gaudí, é aberto a visitas, mas espere encarar grandes filas para chegar lá dentro. 

6. Igreja de São Francisco de Assis, Brasil

Imagem: Marcel Vincenti/UOL

Na cidade mineira de Ouro Preto há pelo menos dez igrejas que são verdadeiras obras de arte. Talvez a mais bonita delas seja a São Francisco de Assis, erguida por volta de 1770. A edificação barroca teve sua fachada, seus altares laterais e a capela principal projetados por Aleijadinho. Ao ingressar em seu interior, os visitantes olham pra cima e se surpreendem com o teto coberto pela coloridíssima pintura “A Assunção de Nossa Senhora”, de Mestre Ataíde, um dos gênios artísticos da história de Minas Gerais. 

7. Basílica do Sagrado Coração, França

Imagem: Lionel Bonaventure/AFP

A Basílica do Sagrado Coração é um popular ponto turístico da cidade de Paris, na França. Localizada em um dos pontos mais altos da capital francesa, a área deste templo católico oferece visões fantásticas para as paisagens parisienses, além de impressionar os viajantes com sua arquitetura grandiosa: o edifício da igreja é feito com mármore travertino (o que garante uma fachada clara, quase imaculada) e chama atenção com seu estilo romano-bizantino. E ao redor da basílica ficam as ruazinhas de Montmartre, uma das regiões mais legais de Paris.   

8. Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, Brasil

Imagem: Renata Gama/UOL

A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida é um dos grandes símbolos de Brasília (e, sem dúvida, está entre os templos cristãos mais lindos do mundo). Seu projeto arquitetônico é assinado por Oscar Niemeyer e chama atenção com suas colunas de concreto curvas e lindíssimos vitrais da artista plástica Marianne Peretti. Em seu interior espaçoso e arejado, o público ainda pode admirar esculturas angelicais suspensas por cabos de aço, um altar doado pelo papa Paulo VI e uma réplica da imagem da padroeira Nossa Senhora Aparecida.  

9. Catedral de São Basílio, Rússia

Imagem: Marcel Vincenti/UOL

A Catedral de São Basílio (à esquerda na foto) é um dos grandes símbolos da Praça Vermelha, a principal área turística da cidade de Moscou. Lembrando as labaredas de uma fogueira subindo aos céus, o edifício chama a atenção com suas cores fortes e domos em forma de cebola. O edifício foi erguido a mando do líder Ivan, o Terrível, no século 16, e hoje é uma visita obrigatório para quem viaja pela capital russa.  

10. Basílica de São Pedro, Vaticano

Imagem: Heloísa Dall'Antonia/UOL

Principal símbolo do Vaticano, a Basílica de São Pedro merece ser visitada tanto por turistas religiosos como por aqueles interessados unicamente em admirar obras de arte. Em seu interior gigantesco, além de ver o altar de onde o papa realiza cerimônias, os visitantes podem observar de perto grandes obras-primas da história, como a escultura Pietà, de Michelangelo, que mostra Jesus morto nos braços da Virgem Maria. Este espaço também exibe outras estátuas sacras lindíssimas. E os turistas ainda podem subir na cúpula da basílica.  

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

10 das igrejas mais bonitas do mundo; tem França, Itália, Brasil e mais - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade