Topo

Formado por acidente, gêiser cria cenário impressionante nos EUA

Do UOL, em São Paulo

24/03/2015 17h06

Parece obra de algum pintor surrealista, mas essa paisagem de cores exuberantes existe, e fica no meio do deserto americano de Nevada. Localizado em uma propriedade privada chamada de Rancho Fly Geyses, a 30 km ao norte de Gerlach, em Washoe County, este fenômeno é pouco conhecido até pelos moradores da região, embora seja raro em todo o mundo.

A formação se torna ainda mais interessante quando se descobre que é resultado de uma parceria entre homem e natureza. Foi criada por acidente durante a perfuração de um poço para exploração geotermal no ano de 1916. Algo, porém, deu errado em sua criação, já que a água quente começou a jorrar da terra. A água, rica em minerais como cálcio e enxofre, logo começou a solidificar, formando os pequenos montes em forma de vulcão.

Relacionadas

Mas esse não é o que vemos hoje em dia. O primeiro ocorreu a poucos metros dali. Em 1964, em outra tentativa de perfuração, outro gêiser foi criado. A água passou a jorrar a uma altura de até cinco metros, secando o gêiser original, ampliando a acumulação de sedimentos. Os minerais expelidos se aliaram às algas resistentes a alta temperatura, criando o visual de filme de ficção cientifica.

O arco-íris de cores está em constante alteração, já que a água não para de brotar com força do chão, mudando cores, forma e tamanho constantemente. Atualmente se encontra com quase quatro metros de largura, contra 1,5 de altura. Outros dois já foram criados nos arredores, dessa vez de forma proposital. Um já tem aproximadamente um metro, enquanto o outro, em formato de cone, tem praticamente a altura do original. Ambos em crescimento constante.

A água que escorre pelos gêiseres formam 40 piscinas nos arredores, cobrindo uma área de 30 hectares. Um ecossistema próprio e peculiar foi formado na área, com pequenos peixes e pássaros, assim como cisnes e patos selvagens.

Os gêiseres são fenômenos raros no mundo. São cerca de mil no total, sendo que a metade está inserida dentro do Parque Nacional de Yellowstone, entre os estados americanos de e Wyoming, Montana e Idaho. Também estão presentes na Nova Zelândia, Rússia, Chile e Islândia, mas nenhum com cores e beleza do Fly Geyser.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Formado por acidente, gêiser cria cenário impressionante nos EUA - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade