Topo

Detroit comemora 150 anos de Henry Ford com arte, música e, claro, carros

Eduardo Vessoni

Do UOL, em Detroit, Estados Unidos*

27/03/2013 08h00

Localizada no nordeste dos Estados Unidos, Detroit é uma cidade de contrastes.

Durante décadas viveu o auge da indústria automobilística, mas logo seria assolada por sucessivas crises econômicas; suas ruas ainda possuem ares de abandono com construções residenciais e comerciais que foram esquecidas após a debandada dos moradores locais, e mesmo assim possui um dos mais curiosos projetos artísticos de ocupação de locais vazios; sua população negra protagonizou anos de violenta segregação racial, porém aquela mesma gente de timbre único foi responsável por uma das músicas mais populares dos anos 1960.

A antiga capital mundial do automóvel não figura na lista das cidades americanas mais procuradas por turistas, mas em 2013 deve ser relembrada por conta das comemorações de um dos seus personagens mais famosos em todo o mundo: Henry Ford.

Relacionadas

 

Sobre Henry Ford

Nascido em 1863, em um fazenda de Dearbornville, em Michigan, Henry Ford se interessava pela mecânica desde criança quando passava seu tempo livre em uma área de máquinas da fazenda da família. Aos 15 anos, construiu sua primeira máquina a vapor.

Na última década do século 19, Ford trabalhou como aprendiz de maquinista, reparador de máquinas a vapor e engenheiro. Seu interesse por motores de combustão interna levou-o a projetar vários carros de corrida até que a Ford Motor Company fosse inaugurada em 1903. A partir dali o nome Ford se transformaria em um ícone da indústria automobilística americana com a fabricação do Modelo T (conhecido no Brasil como Ford de Bigode), que começou a ser produzido em 1908 e podia alcançar 70km por hora.

Ford foi responsável pela criação de uma das maiores empresas automobilísticas do mundo e pela criação da linha de produção, conhecida mais tarde como 'fordismo', que barateava e acelerava o processo de fabricação de carros.

Em 1919, Ford entregou a presidência da empresa para seu filho Edsel, mas voltou a assumir o posto após a morte inesperada de Edsel aos 49 anos de idade, em 1943.

Em 1946, foi homenageado em alguns eventos como o Automotive Golden Jubilee que o reconheceu por suas contribuições para a indústria automotiva, foi aplaudido por 50 mil pessoas em sua festa de aniversário e recebeu do American Petroleum Institute a Medalha de Ouro pelas contribuições para o bem-estar da humanidade.

Henry Ford morreu em Dearborn, em abril de 1947, aos 83 anos.

Este ano marca não só os 150 anos de nascimento de um dos nomes mais respeitados da indústria automobilística dos Estados Unidos como também o centenário da criação do conceito de linha de produção criado pelo próprio Ford para diminuir o tempo e os custos de fabricação de automóveis.

E para provar que Detroit continua sendo a Motor City ('Cidade do Motor', em português), o UOL Viagem visitou a maior cidade do estado do Michigan para conhecer as atrações turísticas locais que estão relacionadas ao universo dos carros.

Ainda assim, voltamos na bagagem com outras experiências que surpreendem os visitantes que não têm o automobilismo entre suas preferências.

Detroit ganhou o mundo com a soul music que saiu da Motown Records, estúdio fundado na cidade em 1959 por Berry Gordy que ficou conhecido pelo lançamento de artistas negros como Dianna Ross, Marvin Gaye, Stevie Wonder e grupos como The Supremes, The Marvelettes e Jackson 5. É do interior dessa casa branca e azul de dois andares, em funcionamento 24 horas por dia, que saíram sucessos dos anos 1960 como "Please Mr. Postman", "My girl" e "I want you back".

As artes parecem mesmo ser outro talento da cidade dos automóveis.

O destino abriga um bem sucedido projeto que transformou construções abandonadas em curiosas instalações artísticas a céu aberto. Localizado na McDougall-Hunty Community, a comunidade africana mais antiga de Detroit, o Heildelberg Project tem como proposta levar novas perspectivas a uma cidade que ainda é conhecida pelo desemprego e altos índices de violência, como programas de apoio a artistas emergentes e atuação na área de arte-educação.


Informações turísticas

Visit Detroit
www.visitdetroit.com

Como chegar
Detroit se localiza no nordeste dos Estados Unidos e conta com voos provenientes de Miami, Nova York ou Dallas, cidades americanas que recebem voos diários saindo do Brasil.

* O jornalista Eduardo Vessoni viajou a Detroit com o apoio da American Airlines e da Ford Brasil

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Detroit comemora 150 anos de Henry Ford com arte, música e, claro, carros - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade