Topo

'Torre Lápis': novo arranha-céu mais estreito do mundo terá 5 m de largura

O novo arranha-céu mais estreito da Austrália ainda não foi construído, mas já é conhecido como "Pencil Tower" Imagem: Divulgação/Durbach Block Jaggers

De Nossa

18/05/2022 14h20

O novo arranha-céu australiano nem mesmo saiu do papel, mas já é um recordista: o número 410 da rua Pitt, no coração do centro comercial de Sydney, será o mais estreito prédio do país — quiçá do mundo — com apenas 5 metros de largura.

Apelidada de "Pencil Tower" ou "Torre Lápis" pelos arquitetos do escritório Durbach Block Jaggers, que conceberam o conceito inicial do projeto em 2021 e divulgaram esta semana o seu design, ela deve custar cerca de 25 milhões de dólares australianos (ou R$ 86,6 milhões) para ser erguida. As informações são do jornal britânico Daily Mail.

Além de magrinho, o prédio deve ser alto: sua altura será de 100 metros. No entanto, neste quesito, não é nenhum recordista. O arranha-céu mais alto do mundo, o Burj Khalifa de Dubai, tem 828 metros. Já a torre mais alta da Austrália, o Q1, tem 322,5 metros.

Espremida entre outros edifícios comerciais, a construção funcionará como hotel e contará com hall de entrada com lounge e café. Para compensar a falta de amplitude longitudinal, os designers imaginaram um jardim vertical compartilhado em uma parede de frente às janelas mais baixas, no nível da rua.

Imagem: Divulgação/Durbach Block Jaggers

Já no topo da Torre Lápis, haverá um terraço com déque, piscina e banho turco para os visitantes com uma vista única para Sydney. O hotel contará, no total, com 173 quartos compactos, seis por andar. As obras devem começar em outubro e o Durbach Block Jaggers estima que a finalização ocorra em 18 meses a dois anos.

Uma vez pronto e aberto ao público, o australiano também entrará na corrida para ser autenticado como o mais estreito prédio do mundo: o atual vencedor é a Steinway Tower, em Nova York, com 17,5 metros de largura.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

'Torre Lápis': novo arranha-céu mais estreito do mundo terá 5 m de largura - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade