Topo

Hotel no deserto imita casulo que se transforma para climas extremos

Criado para ser um hotel em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, estrutura imita a anatomia dos organismos locais para prover conforto com estilo Imagem: Reprodução/Aidia Studio

Gustavo Frank

De Nossa

16/08/2020 04h00

As condições climáticas no deserto são extremas: quando o sol está no céu, os visitantes podem enfrentar um calor quase insuportável, já à noite, um frio congelante.

Foi a partir dessas mudanças que o Aidia Studio criou um projeto para um hotel em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, que se transforma ao longo do dia para promover conforto aos hóspedes.

O "Oculus", como foi nomeado, ainda não saiu do papel, mas já tem toda a estrutura criada pelos arquitetos responsáveis, Natalia Wrzask e Rodriguez Leal, para ser posto de pé.

Para criá-lo, os profissionais se inspiraram na anatomia dos organismos vivos que habitam o deserto e, a partir dessas análises, projetaram uma estrutura que possui a capacidade de se transformar em diferentes configurações dependendo da hora do dia, do clima e das necessidades das pessoas.

Paredes do projeto imitam casulo que se transforma ao longo do dia e conforme a temperatura externa Imagem: Reprodução/Aida Studio

Essa transformação acontece a partir de um sistema de sombreamento versátil que se expande e retrai conforme necessário. Na parte de cima, ou "coroa", as paredes, que imitam uma pele de casulo, dobram-se para baixo revelando uma cúpula de acrílico sem moldura que permite vistas ininterruptas do céu.

Durante o dia, ele se retrai lateralmente, abrindo na horizontal e dando acesso às portas do deque frontal.

Quando totalmente fechado, na hora que os hóspedes forem dormir, por exemplo, a cabine se camufla com seus arredores, tornando-se imperceptível para a vida selvagem ao redor.

Reprodução de como as paredes do projeto se transformam Imagem: Reprodução/Aidia Studio

Inspirações

Projeto Oculus, em Abu Dhabi, do Aidia Studio Imagem: Reprodução/Aidia Studio

O design é inspirado em várias espécies de cactos desérticos que possuem espessas camadas externas e barbatanas que difundem o calor e a radiação solar.

Para adaptar esse conceito à arquitetura do projeto, foram implantadas sessenta painéis de sombreamento articulados que criam uma treliça densa que protege a cabine.

Pensados a favor da curvatura arredondada do casulo, os painéis se inclinam em direção à coroa, aumentando assim a capacidade reflexiva contra a radiação solar.

A vida dentro do casulo

Perspectiva interior do Oculus Imagem: Reprodução/Aida Studio

O projeto do "Oculus" oferece uma suíte espaçosa em conceito aberto voltada para as planícies, enquanto a estrutura é propositadamente posicionada para ampliar a vista do céu no deserto.

A entrada para o hotel é feita pelo lado norte, passando pelo hall de entrada, sendo que este lado da cabine apresenta revestimento em madeira opaca para maior privacidade.

Além disso, o revestimento também pretende proteger os clientes das famosas tempestades de areia.

O projeto tem como um dos seus principais objetivos, além da estética incrível, utilizar materiais sustentáveis, como madeira certificada e tecidos orgânicos em tons terrosos para se misturar o máximo possível com o ambiente local.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Hotel no deserto imita casulo que se transforma para climas extremos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade